Everton Ribeiro conta como Cruzeiro o impediu de jogar Champions League com Mbappé
Hoje no Bahia, meia foi bicampeão brasileiro pelo time celeste em 2013 e 2014
Que o Cruzeiro de 2013 e 2014 atropelou seus os adversários no futebol brasileiro todo mundo já sabe, mas o que poucos tinham conhecimento é que o clube celeste venceu concorrentes europeus, que disputavam a Champions League, maior torneio de clubes do mundo.
Não em campo, num jogo, mas na disputa pelo meia Everton Ribeiro.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Hoje no Bahia, Everton Ribeiro revelou à TNT Sports que em 2014 havia aceitado uma proposta para atuar no Monaco, da França, equipe que disputava a Champions e tinha em seu elenco o jovem Kylian Mbappé.
Apesar da procura e do aceite, Ribeiro afirmou que o Cruzeiro o persuadiu a desistir da ideia de mudar de país para seguir em busca do bicampeonato brasileiro.
O time celeste havia vencido o Brasileirão em 2013 e almejava uma nova conquista, que ocorreu no ano seguinte. Everton não se arrependeu da escolha.
— Tive uma proposta do Monaco. Acabei aceitando, mas o Cruzeiro, como estávamos em busca do bicampeonato, achou melhor eu continuar para buscar, em 2014, mais um título. Deu certo. Falaram: ‘no final do ano você sai’.
Entendi o lado do clube. Estava feliz no Cruzeiro. Não me arrependo. Lógico que era um sonho jogar a Champions League. Mas ficar e ganhar mais um Brasileiro foi muito bom para a minha carreira — contou o jogador.
Ao aceitar seguir no Cruzeiro, Everton abriu mão de atuar ao lado de grandes nomes, como Bernardo Silva, Ricardo Carvalho, Dimitar Berbatov, Anthony Martial e Kylian Mbappé.
Mbappé, à época, ainda estava na equipe sub-19 do Monaco, mas já na temporada seguinte estreou como profissional, o que o faria dividir vestiário com Ribeiro.
O ‘desabrochar’ do atacante francês viria a acontecer um ano mais tarde, na temporada 2016/17, quando ele explodiu como um craque de nível mundial.
Everton Ribeiro cumpriu o objetivo do Cruzeiro
Everton Ribeiro seguiu no Cruzeiro em 2014 e foi peça chave na conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano, o bi da Raposa.
Em 54 jogos na temporada, Everton marcou oito gols e deu 13 assistências. Ele também levou o Campeonato Mineiro naquele mesmo ano.
O camisa 17 da Raposa ficou muito perto de repetir o feito da Tríplice Coroa, conquistada pelo Cruzeiro de Alex, em 2003, mas bateu na trave ao perder a final da Copa do Brasil para o rival Atlético-MG.
Adeus ao Cruzeiro e retorno ao Brasil
Ao final de 2014, Everton Ribeiro deixou o Cruzeiro rumo ao Al Ahli, dos Emirados Árabes. Lá, atuou por dois anos e meio, até retornar ao Brasil para defender o Flamengo.
No rubro-negro, Ribeiro se tornou ídolo e capitão, levantando diversos títulos, sendo: dois Campeonatos Brasileiros, duas Copas Libertadores, duas Supercopas do Brasil, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e quatro Campeonatos Cariocas. Everton ainda disputou a Copa do Mundo de 2022 com a Seleção Brasileira.
A despedida do meia do Flamengo aconteceu ao fim de 2023, quando ele assinou com o Bahia após o término de seu contrato. O Cruzeiro até tentou fechar com o jogador, mas perdeu a concorrência para o Tricolor de Aço, atualmente controlado pelo Grupo City.
Na temporada 2024, Everton Ribeiro, de 35 anos, disputou 50 jogos, marcando seis gols e dando nove assistências.