Brasil

As estatísticas que mostram que repatriar Alonso foi um enorme acerto do Atlético-MG

Retorno do xerife atleticano está muito bem justificado diante do impacto que ele teve no time do Galo

Junior Alonso chegou ao Atlético-MG há um mês para sua terceira passagem pelo clube. Depois de uma segunda tentativa decepcionante, ele já demonstra que foi um grande acerto do Galo dessa vez, liderando estatísticas impressionantes no Campeonato Brasileiro.

Desde que chegou ao Atlético, nenhum outro jogador da elite do futebol brasileiro teve mais ações com a bola (706) e passes certos (520) do que Junior Alonso.

O zagueiro, que não costuma ser aquele que só “toca para o lado”, ainda tem 85% de acerto nos passes.

Essas estatísticas mostram como Alonso é o jogador ideal para o time de Gabriel Milito, treinador que tem a total confiança do Atlético, que deseja mantê-lo pelo máximo de tempo possível. Para isso, entrega a ele jogadores que combinam com suas características de jogo.

Alonso teve duas passagens pelo Atlético. Na primeira, em 2020/21, foi espetacular, mas a segunda, em 2022, foi muito abaixo das outras duas. Mesmo assim, manteve o carinho e a admiração da torcida do Galo, que tinha grande expectativa com o seu retorno, e agora ele vem dando a resposta positiva em campo.

Dentre todos os reforços do Atlético, Alonso é o único que foi titular em todos os jogos até aqui, outro dado que mostra a importância e o impacto dele no time atleticano.

Alonso é crucial para o Atlético de Milito

Não é por acaso que Alonso lidera as ações com a bola na Série A desde que chegou ao Atlético. No time de Milito, zagueiros participam ativamente da construção das jogadas, e isso sempre foi um ponto forte do defensor paraguaio.

Alonso faz a saída de jogo pela esquerda, sempre trabalhando com Guilherme Arana pelo setor. Por diversas vezes ele aparece no ataque, outro ponto que contribuiu para ele ter tantas ações com a bola, já que o Galo é um time que tenta encurralar o adversário e preencher espaço no campo de ataque.

Não à toa, logo em sua reestreia, marcou um golaço finalizando da linha de fundo. No jogo seguinte, foi lateral-esquerdo com a ausência de Arana, função que faz com facilidade justamente por essa qualidade com a bola.

No anúncio, a Trivela citou que Alonso era o zagueiro que Gabriel Milito mais precisava, e ele vem confirmando isso.

E o zagueiro Junior Alonso, vai bem?

Antes de ser um importante iniciador de jogadas para o Atlético, Alonso é um zagueiro, que precisa se sair bem nos aspectos defensivos. Para quem acha que o trabalho ofensivo dele atrapalha o defensivo, está enganado.

Alonso venceu 79% dos duelos aéreos que disputou, além de cerca de 60% de disputas de bola vencidas. Fora isso, soma 18 desarmes, 12 interceptações, 20 bolas recuperadas e 13 cortes nos oito jogos que fez pelo Galo.

Ou seja, além de se sair muito bem com a bola no pé, Alonso também contribui para a melhor defensiva do time do Atlético. Desde que ele chegou, o Galo ficou três jogos sem sofrer gols, algo que não acontecia há mais de três meses.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo