Brasil

Endrick pode ficar no Palmeiras, emprestado pelo Real Madrid, depois de julho? Isso é o que sabemos

Palmeiras adoraria poder contar com Endrick até o fim do ano, mas hipótese tem alguns empecilhos

Os rumores de que Kylian Mbappé chegará ao Real Madrid em julho despertaram o sinal de alerta do palmeirense. Se o astro francês desembarcar na Espanha, Endrick poderia ficar sem espaço. E, desse modo, poderia se abrir uma brecha para que ele seguisse emprestado ao Palmeiras.

Diante do futebol que o camisa 9 do Verdão vem jogando, o clube estaria ganhando na loteria diante de tal hipótese. Mas, infelizmente para os alviverdes, a chance de a manobra acontecer, no momento, é tratada como muito remota – para não dizer nula – por todas as fontes ouvidas pela Trivela. No Palmeiras, o assunto não faz parte do planejamento.

A quase impossibilidade de um empréstimo vir a acontecer é alta por conta de vários fatores, que tem a ver com a estrutura do clube merengue, com o futebol do Brasil e, sobretudo, com a qualidade de Endrick e o tamanho do investimento feito na sua aquisição pela equipe espanhola – sem contar o desejo do atleta e seu estafe, que já vê seu futuro próximo na Península Ibérica.

Desenvolvimento

O Real Madrid tem um clube incubadora. O Real Madrid Castilla é um clube de futebol funcional, qua atualmente disputa a terceira divisão da Espanha. O Castilla é uma filial do Real Madrid, que serve também como última etapa de formação dos atletas jovens formados ou contratados pelo clube.

Caso não tenha espaço no plantel profissional para jogar La Liga, Endrick pode até passar pela filial para fazer uma aclimatação ao futebol europeu. Recentemente, Vini Jr. e Rodrygo passaram por essa etapa, antes de se juntarem ao grupo comandado por Carlo Ancelotti.

Seria uma descida de degrau em relação ao Palmeiras, mas não deixaria de ser uma etapa importante para ele se acostumar com algumas particularidades do futebol da Espanha – já que, no Brasil, o atacante bateu no topo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Empréstimo

Outro modo de Endrick ganhar rodagem na Europa é ser emprestado a outro clube da Europa. Mas isso é quase tão remoto quanto a permanência dele no Palmeiras.

Muito embora Endrick esteja totalmente preparado para viver na Espanha e seja encarado pelo Real como um jogador para ocupar lugar na primeira prateleira – não é todo contratado que assiste a um jogo da equipe no camarote do presidente Florentino Pérez – isso até poderia vir a acontecer.

Contudo, o investimento para contratação do Cria da Academia não foi nada baixo. Os cerca de R$ 400 milhões (80 milhões de euros) que a transação pode atingir com o pagamento de todas as cargas tributárias e bônus por metas o colocaria em lugar alto no ranking de maiores contratações da equipe nesta década.

É evidente que ele não brigaria de igual com Mbappé, que chegaria a Madri, segundo a imprensa europeia, para ser o maior ordenado do clube. Mas o jogador é encarado como praticamente pronto para o Real Madrid.

Endrick, por exemplo, não chegará ao clube com o status de Reinier, que era uma aposta incerta, mesmo tendo custado 30 milhões de euros. E que, por isso mesmo, nunca encontrou espaço no Real. Atualmente, o ex-Flamengo está emprestado ao modesto Frosinone, 15º na Série A italiana. Nunca jogou pelos Merengues – só pelo Castilla.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo