Brasil

Du Queiroz mal chegou ao Grêmio, mas já deixou claro que seu sonho é voltar à Europa

Depois de passagem sem muito sucesso pelo Zenit, Du Queiroz confessou, em sua apresentação no Grêmio, que sonha em retornar à Europa

O Grêmio apresentou oficialmente, nesta sexta-feira (16), no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, o volante Du Queiroz. O jogador de 24 anos, revelado no Corinthians, retorna ao futebol brasileiro após uma passagem sem muito sucesso pelo Zenit, da Rússia.

Du Queiroz foi para o Zenit na metade de 2023, em pacotão do Corinthians enviado como contrapartida à contratação de Yuri Alberto. Pelo clube russo, o volante atuou em 16 partidas, e marcou um gol. Em sua entrevista coletiva de apresentação no Grêmio, ele falou sobre as dificuldades enfrentadas no leste europeu, e o porquê de retornar ao Brasil.

— Eu estava tendo pouco espaço lá. Eles não queriam me liberar. Sentei com eles, conversei e tentei tomar a melhor decisão, que foi voltar para o Brasil. Acredito que os brasileiros não conseguem se adaptar lá por conta de várias questões. Por conta da guerra também, às vezes a gente prefere estar um pouco mais perto. Mas no meu caso fui eu que pedi para voltar. Sentei com o treinador e conversei, e acho que estou tomando a decisão correta — explicou.

Du Queiroz quer voltar à Europa, e vê Grêmio como boa vitrine

Apesar dessa volta precoce ao futebol brasileiro, depois de apenas um semestre na Europa, Du Queiroz foi sincero: tem desejo de retornar, no futuro, para o Velho Continente. E vê o Grêmio, e as competições que disputa, como uma boa vitrine para isso.

— [Vim] pelo projeto, pelo Grêmio ter sido vice-campeão do Brasileiro e estar disputando muitas competições. Confesso que meu sonho ainda é jogar na Europa, é jogar em grandes clubes europeus, e acredito que aqui no Grêmio vai ser uma vitrine para mim. Tem muitos campeonatos, Libertadores, entre outros. Queria vir para disputar todos esses campeonatos novamente, como fiz no passado — afirmou.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Versatilidade é uma das marcas de Du Queiroz,

Uma das características marcantes de Du Queiroz é a versatilidade. No Corinthians, além de volante, ele também atuou como lateral e meia pela direita. Essa polivalência agrada Renato Portaluppi. Entretanto, o treinador do Grêmio ainda não revelou onde pretende utilizar o novo reforço.

— Sou um cara que consegue fazer algumas posições além da minha. Não tive essa conversa diretamente com ele, sobre em qual posição eu me sinto melhor e em qual posição vou atuar. Mas estou preparado para qualquer posição em que ele me colocar, e muito motivado — garantiu Du.

Uma das possibilidades é que a nova contratação atue como falso ponta pela direita, em função que no foi exercida com êxito, no Grêmio de Renato, por Ramiro e Bitello. Porém, Du Queiroz entende ser diferente do segundo, ainda que possa cumprir papel semelhante.

— Acho que as características são um pouco diferentes. Ele é um meia mais ofensivo. Eu consigo fazer essa posição. Fiz essa posição no Corinthians, pelo lado direito, só não muito aberto. Mas acredito que eu consigo me adaptar rapidamente por fazer também a lateral — projetou.

Du Queiroz disse estar bem fisicamente, e pronto para jogar. Com isso, se for regularizado no BID da CBF e inscrito no Campeonato Gaúcho ainda nesta sexta-feira (16), em que encerra o prazo de inscrições para o estadual, o volante poderá estrear já contra o Santa Cruz, neste sábado (17), às 16h30min, na Arena do Grêmio.

 

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo