Brasil

Com Vini Jr de volta, Diniz esboça Seleção Brasileira com quarteto ofensivo para encarar a Venezuela

Após ausência na primeira Data Fifa, Vinicius Junior será comandado por Diniz pela primeira vez na partida disputada na Arena Pantanal

Foi diante dos olhos de milhares de crianças de projetos sociais de Cuiabá nas arquibancadas da Arena Pantanal, que Fernando Diniz comandou o primeiro treino em campo da Seleção para a partida contra a Venezuela, na próxima quinta-feira (12), às 21h30 (horário de Brasília), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O treinador teve todos os jogadores à disposição para a atividade.

O treinador comandou a primeira parte do treinamento sem a presença da imprensa. Como ocorreu no Mangueirão, em Belém, as crianças convidadas pela CBF já estavam no estádio quando o acesso foi liberado aos jornalistas, para acompanhar apenas o final das atividades em campo.

O trecho aberto da atividade confirmou a expectativa de Guilherme Arana no possível onze titular de Diniz. Vinicius Júnior, recuperado de lesão, também deve iniciar o duelo diante dos venezuelanos.

Depois de encerrarem o trabalho, Neymar, Vinicius Junior, Rodrygo, Richarlisson e Casemiro atenderam os fãs na Arena Pantanal. Os cinco foram ovacionados pelos presentes.

Casemiro retribui carinho de torcedores após treino da Seleção Brasileira em Cuiabá – Foto: Eduardo Deconto/Trivela

Diniz terá Vini Jr pela primeira vez

Diniz deve repetir a base da escalação que foi titular em seus dois primeiros jogos pela Seleção – as vitórias sobre Bolívia, por 5 a 1, em Belém, e Peru, por 1 a 0, em Lima. O técnico fará apenas duas alterações na equipe – uma forçada pelas lesões, e a outra, natural graças ao retorno de Vinicius Júnior.

Cortado da última convocação por conta de uma lesão muscular, o atacante fica à disposição do treinador pela primeira vez na Seleção. Vini atuará pela esquerda, posição em que é referência no Real Madrid e em que foi titular na última Copa. Com isso, Rodrygo passa a atuar pela direita, setor ocupado por Raphinha nos jogos contra Bolívia e Peru. O atacante do Barcelona virou desfalque por conta de uma lesão muscular – David Neres é seu substituto.

A outra mudança será na lateral esquerda. O treinador perdeu tanto o titular Renan Lodi, quanto o reserva Caio Henrique por conta de lesões no joelho esquerdo  Guilherme Arana e Carlos Augusto são os substitutos na relação de convocados. A tendência é de que o jogador do Atlético-MG seja o titular tanto contra a Venezuela quanto contra o Uruguai.

Escalação provável da Seleção:

Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro, Bruno Guimarães, Rodrygo, Neymar e Vini Jr; Richarlison

Os jogos da Seleção na Data Fifa

A Seleção enfrenta a Venezuela em 12 de outubro, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Depois, no dia 17, o adversário será o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu. O Brasil lidera as Eliminatórias com seis pontos e 100% de aproveitamento nos dois primeiros jogos.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo