Brasil

Após reuniões, coletiva de Carille e redução salarial, Diego Pituca está de volta ao Santos

Diego Pituca é visto pela diretoria como a cereja do bolo para a torcida do Santos após uma série de contratações

A segunda passagem de Diego Pituca pelo Santos está confirmada. O jogador de 31 anos aceitou reduzir os salários definidos no pré-contrato, firmado em julho, e defenderá o Peixe no Campeonato Paulista e na Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. O vínculo do meio-campista terá validade até 2027 e o anúncio do acerto deve ocorrer em breve. De férias no Brasil desde o dia 11 de dezembro, o jogador deve ser o 10º reforço confirmado para a próxima temporada.

Antes de Pituca, o Santos anunciou as chegadas do meia Giuliano e do zagueiro Gil, ambos contratados após o término dos seus vínculos com o Corinthians, do lateral-esquerdo Jorge, emprestado pelo Palmeiras, e do atacante Willian Bigode, que deixou o Athletico-PR. Além deles, também estão certos com o Santos os laterais-direitos Aderlan e Hayner, o meia Otero, o volante João Schimidt e o atacante Marcelinho.

Valores do pré-contrato eram inviáveis ao Santos

Apesar de ter um pré-contrato assinado com o Santos desde o meio de 2023, o retorno de Pituca ao clube do coração ficou na dependência de um novo acerto salarial. Por conta do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Peixe deixou de ter condições financeiras de honrar os vencimentos prometidos em julho.

Por isso, ao chegar no Brasil, o meio-campista, em entrevista à Trivela, afirmou que ia “esperar para ver” o que ia acontecer, pois ainda não tinha conversado com nenhum dirigente santista, tampouco sabia da real situação financeira do clube. Essa também era a posição de Adalberto Almeida, empresário do meio-campista.

Reuniões antes da redução salarial para voltar ao Santos

No Brasil, Pituca participou de duas reuniões com os representantes da nova cúpula alvinegra, que toma posse no próximo dia 2 de janeiro. Em ambas viu o Santos apresentar duas propostas com reduções salariais consideradas elevadíssimas. Os dois encontros, então, terminaram sem acordo, mas com o Peixe ciente daquilo que o jogador achava justo para oficializar o pré-contrato com o clube.

No dia 20 de dezembro, o Santos, durante uma entrevista coletiva, apresentou, por meio do coordenador de futebol Alexandre Gallo, Fábio Carille como seu novo treinador. Ao ser questionado sobre a possibilidade de contar com Pituca no elenco, o técnico se mostrou entusiasmado.

– Pituca é um jogador que acompanho desde o Botafogo de Ribeirão (SP). Gosto demais. Taxa de trabalho alta, de área a área. Foi muito bem no Japão. O jogador está certo, está nos planos, sim, e foi adquirido pelo Santos. Estou muito feliz com a chegada dele – disse Carille, após consultar Gallo, na frente dos jornalistas, a respeito do meio-campista.

Ocorre que naquele momento as partes ainda não haviam chegado a um acerto em termos de salários.

Santos oferece os valores pedidos por Pituca

Com o técnico e o coordenador de futebol confirmando publicamente o acerto com Pituca, restou ao Santos, no início da tarde do mesmo dia 20, procurar novamente o jogador e o seu representante para oferecer os valores salariais pedidos ao longo das duas primeiras reuniões.

A oferta alvinegra, então, foi prontamente aceita pelo jogador e a volta à Vila Belmiro definitivamente sacramentada.

Pituca tem mais de 150 jogos pelo Santos

Torcedor declarado do Santos, Pituca viveu a sua primeira passagem pelo Peixe entre 2017 e o início de 2021. Nesse período, ele disputou 151 partidas e marcou oito gols. Foram 67 vitórias, 43 empates e 41 derrotas.

Sem erguer troféus pelo clube, os resultados mais relevantes do jogador com a camisa do Santos foram o vice do Campeonato Brasileiro de 2019 e o vice da Copa Libertadores de 2020, que terminou em janeiro de 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus.

Retorno ao Santos para cumprir uma promessa

Em fevereiro de 2021, dias antes de deixar o Brasil para se apresentar no Kashima Antlers, Diego Pituca concedeu entrevista e afirmou que tinha uma dívida com a torcida do Santos, pois havia prometido só deixar o clube depois de um título. Isso não ocorreu. Em todo caso, ao ser vendido ao time japonês, o meio-campista garantiu que voltaria para cumprir. Afinal, aquilo que estava ocorrendo era apenas um até logo e não um adeus.

Com o acerto, Pituca mostra que não esqueceu a promessa.

– Quando falei isso foi pensando em um título de Série A, mas se for para eu voltar, como já tenho pré-contrato, espero ajudar o Santos e colocar ele de volta na primeira divisão – disse o jogador na sua chegada ao Brasil.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo