Duelo das quartas de final entre Santos e Portuguesa tem local, data e horário definido
Os detalhes do confronto foram decididos na tarde desta segunda-feira (11), na sede da Federação Paulista de Futebol
O confronto entre Santos e Portuguesa, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, já tem data, horário e local definido. Na tarde desta segunda-feira (11), em reunião na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), a entidade, junto com representantes dos oito clubes classificados, decidiram que o duelo será disputado na Vila Belmiro, no próximo domingo (17), às 20h15 (horário de Brasília). O Alvinegro foi representado por Alexandre Gallo, responsável pelo departamento de futebol do clube.
Havia a expectativa de que o duelo fosse realizado na Neo Química Arena por desejo da diretoria santista visando os lucros com bilheteria. Mas, por questão de segurança, a PM vetou a possibilidade. A justificativa foi de que caso o Peixe jogasse na Capital nas datas reservadas para as partidas da próxima fase o duelo passaria a ser considerado de risco, em razão de um possível confronto entre torcidas organizadas.
Isso porque no sábado (16) o Palmeiras recebe a Ponte Preta na Arena Barueri, e no domingo (17) o São Paulo encara o Novorizontino no MorumBIS.
Segundo o presidente da Portuguesa, Antonio Carlos Castanheira, existia a possibilidade de o confronto ser realizado na sexta-feira (15), às 20 horas, no estádio corintiano, mas essa ideia foi rechaçada pelo Peixe.
Presidente da Portuguesa, Antonio Carlos Castanheira, lamenta a definição do local para o duelo contra o Santos pic.twitter.com/ckqllsTuDa
— Bruno Lima (@unollima) March 11, 2024
O que diz o regulamento?
Art. 6º – A designação do local onde serão realizadas as partidas entre Santos Futebol Clube, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Club Corinthians Paulista, bem como as partidas da fase de quartas de final, semifinal e final da Competição caberá ao Departamento de Competições.
§ 1º – Classificando-se para a fase quartas de final mais de 2 (dois) Clubes da cidade de São Paulo, somente os 2 (dois) Clubes melhor classificados na primeira fase da competição, terão o direito de jogar na cidade de São Paulo. Os Clubes remanescentes, somente poderão jogar no município com a autorização da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Data dos demais duelos das quartas de final
- 16/03/2024 – Palmeiras x Ponte Preta – Arena Barueri – 18h (horário de Brasília)
- 17/03/2024 – Red Bull Bragantino x Inter de Limeira – Nabi Abi Chedi – 16h (horário de Brasília)
- 17/03/2024 – São Paulo x Novorizontino – MorumBIS – 18h (horário de Brasília)
- 17/03/2024 – Santos x Portuguesa – Vila Belmiro – 20h15 (horário de Brasília)
Atuar na Vila Belmiro era um desejo de Carille
Receber a Portuguesa era uma vontade do técnico Fábio Carille. Em entrevista coletiva após a vitória sobre a Inter de Limeira, por 3 a 2, na Vila Belmiro, no último sábado (9), o treinador reafirmou esse desejo, mas salientou que a torcida alvinegra será importante independentemente do local do jogo.
Alexandre Gallo, executivo de futebol do Santos, detalha a escolha da Vila Belmiro como palco para o confronto contra a Portuguesa pic.twitter.com/8f4GqcT5IT
— Bruno Lima (@unollima) March 11, 2024
– A minha preferência, e a dos atletas, é sempre de jogar aqui (Vila Belmiro), mas a torcida vai ser o nosso 12º jogador onde quer que a gente esteja. Eu acho difícil a Polícia liberar dois jogos na capital, e jogar às 11 horas ninguém quer. Mas jogar no meio em São Paulo é uma realidade. Em todo caso, onde jogarmos, a torcida vai estar junto com a gente -, disse o treinador.
Por que o Santos queria atuar na Neo Química Arena?
Com o Corinthians eliminado das quartas de final do Paulistão, o Santos enxergou como uma boa oportunidade mandar o duelo com a Lusa na Neo Química Arena. A intenção era aproveitar a partida para aproximar o torcedor santista que mora na Capital do time e ter uma boa renda financeira com a venda de ingressos.
Na 10ª rodada da primeira fase, o Peixe usou essa estratégia para arrecadar mais de R$ 2 milhões com bilheteria e contar com o apoio de 50 mil torcedores que incentivaram o time a vencer o São Bernardo, por 2 a 1, no MorumBIS.