Brasil

Cruzeiro tem primeiro jogador convocado desde 2018; Galo teve quatro no mesmo período

Último jogador do Cruzeiro a ser convocado foi o zagueiro Dedé. Em comparação, Galo teve quatro no mesmo período

O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, anunciou nesta sexta-feira (30) a convocação do lateral William do Cruzeiro para os próximos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo.

Aos 29 anos, William vai substituir Yan Couto, do Borussia Dortmund, da Alemanha, que foi cortado com uma “lesão pequena”, segundo Nuri Şahin, técnico da equipe alemã. Não foram divulgados mais detalhes da lesão do brasileiro.

A Seleção brasileira terá dois compromissos nas próximas semanas. Sexto colocado na tabela das eliminatórias, o Brasil enfrenta o Equador na próxima sexta-feira (6/9), no Couto Pereira.

Na sequência, vai até Assunção, no Paraguai, enfrentar os donos da casa, na terça-feira (10/9).

William é o primeiro jogador do Cruzeiro convocado desde Dedé

A última vez que o torcedor da Raposa comemorou a convocação de um jogador para a Seleção Brasileira foi no longínquo 2018, quando Tite, então técnico canarinho, chamou o zagueiro Dedé o goleiro Gabriel Brazão para amistosos contra Uruguai e Camarões.

De lá para cá, foram seis anos sem nenhum nome entre os selecionados.

Sem contar também que no ano seguinte o Cruzeiro iniciou uma das prioras crises da sua história, que terminou com a equipe sendo rebaixada para a Serie B, onde permaneceu por duas temporadas.

Agora em nova fase, o clube Celeste voltou a ter um atleta lembrado pela seleção e viu um dos seus principais destaques ganhando espaço.

O time do técnico Fernando Seabra ocupa a sétima colocação da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 38 pontos, e enfrenta o Atlético-GO no próximo domingo, antes da pausa da data FIFA.

Sempre constante, William desponta como destaque do Cruzeiro em mais um ano

William superou lesões e vive melhor momento na carreira

Natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, William teve sua primeira oportunidade no profissional do Internacional, onde ficou por dois anos.

Em 2017, assinou com o Wolfsburg, da Alemanha, e foi aí que as coisas começaram a dar errado para o lateral.

Em 2020, sofreu a primeira das suas três graves lesões no joelho. Ao todo, foram duas no direito e uma no esquerdo.

Para piorar, entre uma lesão e outra, ainda sofreu com um problema no tendão de um dos joelhos, o que o afastou ainda mais dos jogos.

Somando o tempo fora de campo, o jogador já passou quase 900 dias sem jogar. No maior período afastado dos gramados, ficou 1 ano e dois meses entre lesão e recuperação.

As lesões, porém, não tiraram a esperança do jogador, que reencontrou o bom futebol em sua volta ao Brasil, ano passado.

No Cruzeiro, William teve apenas uma lesão leve, muscular, e ficou fora somente 15 dias. O clube mantém acompanhamento regular e preventivo para garantir que o lateral permaneça saudável.

Até porque, saudável, ele é uma das principais peças de Fernando Seabra, que já soma quatro gols e nove assistências nas 42 partidas da temporada,

Números que chamaram a atenção do técnico Dorival, que incluiu o jogador na lista de convocados pela primeira vez em sua carreira.

Essa convocação é uma realização pessoal, mas também coletiva. Teve muitas pessoas que me ajudaram no caminho até a convocação. Espero honrar os meus companheiros e o clube, fazer um grande trabalho na Seleção', disse o lateral.

Galo teve três jogadores convocados desde 2018

Enquanto os torcedores do Cruzeiro amargaram uma crise, os rivais de Minas passearam.

Em 2021, por exemplo, o Galo conquistou a Tríplice Coroa, com os títulos do Campeonato Mineiro, Brasileirão e Copa do Brasil.

A boa fase da equipe rendeu, é claro, holofote aos jogadores. Desde 2018, o Galo teve quatro jogadores convocados para a Seleção Brasileira: Guilherme Arana, Hulk, Everson e Paulinho.

Arana, inclusive, seria um dos jogadores convocados para a Copa do Mundo de 2022, mas ficou fora por conta de uma lesão de última hora.

Próximos jogos da Seleção Brasileira

  • Brasil x Equador – Eliminatórias da Copa do Mundo, sexta-feira, 06/09, às 22h (de Brasília), no Couto Pereira;
  • Paraguai x Brasil – Eliminatórias da Copa do Mundo, terça-feira, 10/09, às 21h30 (de Brasília), no Defensores del Chaco, em Assunção.

Veja a lista de convocados da Seleção:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City);
  • Laterais: Danilo (Juventus), William (Cruzeiro), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
  • Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid);
  • Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Savinho (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid).
Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo