Anunciado pelo Cruzeiro, Gabigol define meta ousada no novo clube
Multicampeão pelo Flamengo, atacante foi anunciado pela Raposa após seis temporadas na equipe carioca
O mistério acabou e, na virada para o ano de 2025, o Cruzeiro anunciou a contratação do atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol.
O jogador, que nas últimas seis temporadas defendeu o Flamengo, já havia anunciado que não renovaria com o clube carioca logo após conquistar a Copa do Brasil, no início de novembro.
No Rubro-Negro, Gabigol conquistou 13 títulos:
- Libertadores (2019 e 2022)
- Recopa Sul-Americana (2020)
- Brasileiro (2019 e 2020)
- Copa do Brasil (2022 e 2024)
- Supercopa do Brasil (2020 e 2021)
- Carioca (2019, 2020, 2021 e 2024)
O objetivo do jogador agora é repetir os feitos com a camisa cruzeirense.
Gabigol terá três anos para atingir esses feitos pela Raposa, já que assinou até o fim de 2028 com o clube celeste.
Já na primeira temporada, o jogador terá a oportunidade de vencer duas competições de forma inédita: Campeonato Mineiro e Copa Sul-Americana. Ele nunca disputou esses torneios.
– Eu não sou um jogador acomodado, então tento sempre buscar novos desafios, que seja pessoal, que seja dentro de campo, fora de campo também. Então, eu acho que (o Cruzeiro) é um clube que vai me trazer isso e eu preciso dessa motivação – disse o atacante em entrevista à TV Globo.
Jogador diferente em um estilo de jogo diferente
No Cruzeiro, Gabigol será comandado pelo técnico Fernando Diniz, que foi mantido no clube mesmo após um fim de temporada ruim com a derrota na final da Sul-Americana e a não classificação à Libertadores via Brasileirão.
Será a primeira vez que o atacante trabalhará com o técnico. Porém, eles já foram rivais algumas vezes. Diniz trabalhou entre 2022 e o meio de 2024 no Fluminense. E principalmente em 2023 foi uma pedra no sapato do Flamengo, de Gabriel.
Diniz tem uma filosofia de jogo bastante específica, com foco na posse de bola e distribuição dos seus atletas em blocos.
Essa forma de jogar será nova para Gabriel. Porém, o próprio atleta acredita que, assim como o modelo de jogo, é um atleta especial.
– É um grande treinador que foi da seleção brasileira, que ganhou uma Libertadores, que tem um jeito diferente de jogar. Mas eu creio que a gente combina.
– Eu também não sou um jogador normal, então creio que as coisas vão se encaixar. Claro que com muito treino, muita dedicação, com a ajuda dos companheiros, isso pode dar muito certo – completou.
Gabigol terá um parceiro especial no Cruzeiro
Entre as ajudas que Gabigol pretende ter no Cruzeiro está a de Dudu.
Depois de nove temporadas no Palmeiras, o atacante volta ao clube que o revelou e será parceiro de Gabriel no setor ofensivo.
O ex-flamenguista está empolgado com a possibilidade de formar a dupla com o ex-palmeirense.
– É claro que (jogar com) o Dudu é um sonho que eu vou realizar. Sempre joguei contra e sei o quanto é difícil. É um jogador especial, um craque – disse Gabigol.