Comemoração em substituição de Yuri Alberto reforça relação conturbada entre atacante e torcida do Corinthians
Após Mano Menezes defender Yuri Alberto, a cobrança feita publicamente ao recém-chegado volante Raniele se torna ainda mais questionável
Yuri Alberto está há nove partidas sem marcar um gol. A última vez que o centroavante balançou as redes foi em novembro de 2023, na partida contra o Athletico-PR, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes disso, o jogador já tinha sofrido longos de jejum.
O jogador chegou ao Corinthians em 2022, inicialmente emprestado pelo Zenit, da Rússia. Na primeira temporada com a camisa do Timão, Yuri foi bem e marcou 11 gols. Com o bom desempenho, o Timão decidiu contratar efetivamente o centroavante e para isso envolveu mais de três jogadores da sua base. A negociação levantou vários questionamentos quanto ao acordo firmado entre o clube russo e a diretoria do Timão, na época gerida por Duílio.
Em 2023, já como jogador do Timão, as coisas não deram tão certo nem para Yuri e consequentemente para o Corinthians, e o problema ficou mais evidente depois da saída de Roger Guedes. Na temporada passada, o camisa nove balançou a rede 15 vezes, em 64 partidas disputadas.
Dificuldades de Yuri Alberto fazem torcedor perder a paciência mesmo o segundo jogo da temporada
Desde que entrou na maré de “azar”, Yuri não apenas tem problemas em balançar a rede, como também tem dificuldades absurdas em dominar algumas bolas que poderiam resultar em gols para a equipe. Motivo esse para o torcedor pegar ainda mais no pé do jogador, que quando é acionado já instaura apreensão pelo que pode ou não acontecer.
Agora, no segundo jogo de 2024, o centroavante já voltou a ser mira das reclamações, principalmente durante a partida com Ituano, onde Yuri errou na maioria – para não dizer em todas – das tomadas de decisão. Em alguns momentos, o jogador sequer achava a bola. A principal jogada do camisa nove foi a bola que ele recebeu cara a cara com o goleiro adversário e perdeu a oportunidade. Mas de toda forma, foi marcado o impedimento da jogada.
A insatisfação da torcida ficou evidente no momento em que a placa de substituição mostrou que Yuri sairia para a entrada do garoto Wesley, aplausos ecoaram do setor ocupado pelos corintianos no Novelli Júnior. Perguntado sobre o protesto direcionado ao jogador, Mano Menezes disse que é preciso proteger o jogador:
— O torcedor é paixão, mas temos que nos unir, proteger o jogador para que ele possa retornar a fazer os gols que vinha fazendo. – disse Mano Menezes
Por sair em “defesa” de Yuri, a cobrança feita publicamente ao recém-chegado volante Raniele, por um chute de longe, foi ainda mais questionável, já que os jogadores há mais tempo no clube muitas vezes são tão displicentes quanto o novo atleta.
Mano Menezes fala em falta de confiança e expectativa alta pelo desempenho de Yuri
Desde que chegou ao Corinthians, em setembro, o treinador corintiano já respondeu várias vezes sobre as oscilações de Yuri, e em todas eles, Mano ressaltou que essas dificuldades eram uma questão de confiança e que as cobranças acontecem principalmente pela expectativa criado pelo histórico do jogador em outras equipes.
– O jogador passou em determinado lugar, faz gol pra caramba e todo mundo quer e às vezes as coisas não acontecem da maneira como todos pensam. É notório que o Yuri passa por um momento de falta de confiança e a equipe precisa desse jogador. Temos que trabalhar todos juntos para recuperar a confiança dele, é duro o treinador ter que buscar soluções e tirar o centroavante. É muito difícil, mas é a crueldade do futebol e temos que trabalhar assim.