Brasil

Corinthians peca em finalizações e recebe castigo: Ituano vence e encerra tabu de 17 anos

Partida ficou marcada pelos erros de finalização do Corinthians, e por aplausos em substituição de Yuri Alberto

Corinthians e Ituano entraram em campo pela segunda rodada do Campeonato Paulista nesta quarta-feira (24), e dentro de casa, no Novelli Júnior, em Itu, os donos da casa venceram o Timão por 1 a 0, em uma partida sem criatividade e poucas chances efetivas de gols pelos dois lados. A vitória do Galo de Itu colocou fim ao tabu de 17 anos sem conseguir vencer o alvinegro em casa. A última vez que o Corinthians havia perdido foi em 2007, também pelo Paulistão.

Primeiro tempo truncado e sem um único chute ao gol

A primeira etapa da partida foi sem muita emoção ou jogadas efetivas das duas equipes. A prova é que nem Ituano, nem Corinthians conseguiram finalizar ao gol. Um problema no setor de criação que o alvinegro sofre desde a última temporada, e que tem expectativa de ser consertado com a estreia do Rodrigo Garro. Quem também sofreu com a falta de criatividade foram os donos da casa, que teve sua melhor chance aos 17 minutos, com Thonny Anderson, que aproveitou um cruzamento feito na segunda trave, mas na hora de dominar acabou desequilibrando e pegando mal na bola, colocando ela pela linha de fundo.

Pelo lado do Corinthians, as chegadas foram em um número um pouco maior, mas ainda assim sem efetividade. A primeira, com Yuri Aberto, aos 34 minutos. Dentro da área, depois de um cruzamento do garoto Matheus Araújo na primeira trave, o atacante corintiano fez o desvio, mas não com força suficiente. Minutos depois, Matías Rojas cobrou um bom escanteio, a bola passou pelo zagueiro Caetano, que furou e perdeu a melhor chance do Timão abrir o placar no Novelli Júnior.

Segunda etapa seguiu o mesmo ritmo, mas Ituano consegue ser mais efetivo

Com o intervalo, a expectativa era de que as duas equipes voltassem mais ativas, propondo mais o jogo, porém a realidade foi outra. A segunda etapa seguiu o mesmo tônica, mas teve um novo ingrediente foi o nível de tensão do jogo, que passou a ficar mais paralisado que o normal pela quantidade de faltas e confusão entre os jogadores. Ainda assim, o Corinthians conseguiu chegar até o gol com Matheus Araújo, que na velocidade deu espaço para o Yuri Alberto dentro da área. Cara a cara com o goleiro, o centroavante perdeu, e em seguida foi marcado o impedimento da jogada.

Nas jogadas seguintes, quem cresceu dentro do possível foi o Ituano, que passou a pressionar o Corinthians, obrigando o Cássio a fazer defesas seguidas e inacreditáveis – como de costume. Uma delas depois de uma falha do recém-chegado Félix Torres, que na tentativa de cortar a bola após um cruzamento acabou deixando a bola para o Thonny Anderson, que viu de frente o goleiro corintiano crescer e fechar o gol.

Com o decorrer da partida, Mano Menezes optou pelas substituições de Matias Rojas pelo Gustavo Silva, e Yuri Alberto pelo Wesley. As mudanças surgiram efeito logo que de imediato, dando mais velocidade e colocando o time mais vezes no ataque e levando perigo ao gol adversário, tanto é que o Timão conseguiu balançar as redes com Romero. Após o chute de Wesley bater na trave, o atacante paraguaio mandou o rebote para as redes, porém o tento não foi validado porque Romero estava impedido.

Quase ao final do tempo regular, o Ituano conseguiu superar a marcação e o Cássio e colocar a bola dentro do gol depois de uma sequência de jogadas de pressão. Léo Duarte soltou uma bomba que acabou desviando na zaga corintiana e entrou.

O Corinthians quase conseguiu o empate no último minuto, com Gustavo Silva, que recebeu do Fausto Vera se livrou do marcador e bateu forte, mas viu o goleiro do Galo de Itu, Jefferson Paulino, fazer uma defesa espetacular e evitar o gol do Timão.

Yuri Alberto vaiado na substituição

Com problemas de confiança e vivendo um jejum de gols, o centroavante corintiano continua sendo alvo dos protestos do torcedor durante o jogo, isso porque na noite desta quarta-feira (24), Yuri falhou no domínio de várias jogadas, além de desperdiçar boas chances que time teve.

Logo que foi anunciada a substituição de Yuri por Wesley, a torcida do Corinthians comemorou a troca, aplaudindo não apenas a entrada do garoto, mas também a escolha da substituição de Mano Menezes.

Números de Ituano x Corinthians – 2ª rodada do Campeonato Paulista

  • Finalizações no gol: Ituano 2 x 1 Corinthians
  • Posse de bola: Ituano 45% x 55% Corinthians
  • Faltas: Ituano 14 x 12 Corinthians
  • Escanteios: Ituano 1 x 5 Corinthians

Próximos jogos do Corinthians

  • São Bernardo x Corinthians – Campeonato Paulista – sábado, 27 de janeiro, 20h00 (horário de Brasília)
  • Corinthians x São Paulo – Campeonato Paulista – terça-feira, 30 de janeiro, 19h30 (horário de Brasília)
  • Corinthians x Novorizontino – Campeonato Paulista – domingo, 04 de fevereiro, 11h00 (horário de Brasília

Próximos jogos do Ituano

  • Ituano x Guarani – Campeonato Paulista – sábado, 27 de janeiro, 20h00 (horário de Brasília)
  • Novorizontino x Ituano – Campeonato Paulista – quinta-feira, 01 de fevereiro, 19h00 (horário de Brasília)
  • Ituano x Botafogo-SP – Campeonato Paulista – domingo, 04 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília)
Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo