Brasil

Derrota para o São Paulo aumenta prejuízo do Corinthians com mudança na Copa do Brasil

Timão tem Campeonato Brasileiro como prioridade e antecipação do duelo contra o Athletico-PR pode afetar a equipe alvinegre após as datas Fifa

Na zona de rebaixamento a oito rodadas consecutivas no Campeonato Brasileiro, a situação do Corinthians fica mais difícil a cada partida. 

A derrota corintiana para o São Paulo, neste domingo (29), em Brasília, aumentou a responsabilidade do Timão em não perder pontos em casa. 

E uma dessas partidas como mandante da equipe alvinegra pela competição nacional foi antecipada por conta da mudança de datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil. 

A partida contra o Athletico-PR acontecerá no dia 17 de outubro, dois dias após o encerramento do período de datas Fifa. 

O jogo aconteceria originalmente no fim de semana dos dias 19 e 20 de outubro, mas foi antecipado por conta da mudança das datas dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil

A alteração ocorreu a pedido do Flamengo, que reclamou da proximidade do confronto decisivo com o fim da época dos jogos das seleções. 

O Corinthians foi frontalmente contrário à posição da CBF

Como mudança de jogos na Copa do Brasil influencia o Corinthians no Brasileirão

O Corinthians costuma a ter jogadores entregues às seleções. O atacante André Carrillo, por exemplo, já foi convocado pelo Peru, que enfrentará Uruguai e Brasil nos dias 11 e 15 de outubro. 

O zagueiro Félix Torres e o volante José Martínez são outros que geralmente são chamados para representar os seus países. As seleções do Equador e Venezuela, no entanto, ainda não anunciaram as suas listas. 

O deslocamento do peruano será menor, já que o último duelo deste período de datas Fifa será contra o Brasil, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já a dupla composta pelo equatoriano e venezuelano possui trajetos maiores, pois estarão no Uruguai e Paraguai, respectivamente. 

André Carrillo - São Paulo 3 x 1 Corinthians - Brasileirão
Convocado pela seleção peruana, André Carrillo entrou no segundo tempo na derrota do Corinthians para o São Paulo pelo Brasileirão (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

Ainda assim, haverá o desgaste natural próximo a um jogo pelo Brasileirão, competição em que a própria comissão técnica já admitiu publicamente que é a prioridade corintiana na temporada, ainda que o clube alvinegro esteja na semifinal da Copa do Brasil e Sul-Americana. 

Desta forma, a presença das peças inteiras no Brasileiro passa a ser mais importante do que na Copa do Brasil, como seria se a CBF mantivesse o calendário original. 

Fator casa e senso de urgência afeta planejamento corintiano

Das 10 partidas restantes para o Corinthians no Brasileirão, cinco terão a equipe alvinegra como mandante. E são justamente esses jogos tratados internamente como fundamentais para que o Timão siga na elite do futebol nacional. 

Vencer esses compromissos em casa renderá 15 pontos que somados aos 28 que o clube do Parque São Jorge já tem significa 43 pontos, margem que possivelmente salvaria os corintianos do descenso — isso sem considerar os compromissos como visitante. 

Comissão técnica e diretoria do Corinthians estão muito preocupados com a condição do time no Campeonato Brasileiro. 

Há empolgação com a fase do Timão nos mata-matas, mas com o entendimento de que a tranquilidade só acontecerá quando a situação corintiana for mais confortável na competição de pontos corridos. 

Assim, cada detalhe que interfere na reta final da campanha do clube alvinegro no Brasileirão é considerado e impactam o grande objetivo no segundo semestre, que é fugir do Z4.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue à São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é repórter na rádio 9 de Julho, comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília, e narrador freelancer.
Botão Voltar ao topo