Brasil

Shakhtar Donetsk dificulta e Corinthians tenta achar soluções para manter Maycon

'Cláusula da guerra' não é uma alternativa para que o meio-campista siga no Timão, isso porque a exceção da Fifa vale apenas para transferências do meio do ano

Enquanto não anuncia nenhum novo jogador, a diretoria do Corinthians tenta manter alguns atletas que já tem no elenco por empréstimo, como Lucas Veríssimo, que tem contrato com o clube até julho de 2024, e Maycon. O volante pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e retornou ao Timão em 2022, logo depois do início da guerra entre Ucrânia e Rússia. Por conta do conflito, a Fifa liberou os jogadores dos clubes ucranianos para negociar com outras equipes.

A continuidade do volante formado na base do alvinegro é vista como uma boa ideia dentro do Corinthians, já que ele agora pode ser o mais experiente na posição após o Timão perder Renato Augsuto e Giuliano. Com isso, o clube terá no meio de campo, jogadores mais jovens, ou em adaptação, como Fausto Vera e Matias Rojas – que também vivem sob dúvidas -, assim a continuidade do volante ainda que poderia seria um ponto de referência e experiência em campo por conhecer o clube, o estilo e a pressão desde a base.

A negociação com o Shakhtar Donetsk pode não ser tão fácil quanto o Corinthians esperava

A ideia da diretoria do Corinthians é estender o contrato de empréstimo com o clube ucraniano por mais uma temporada, sendo a segunda vez que o acordo entre as equipes é renovado. Na temporada passada o clube conseguiu negociar a permanência de Maycon por mais um ano no Parque São Jorge, agora tenta outra vez com base nos mesmos argumentos.
Mas ao que tudo indica, o bom relacionamento entre as diretorias dos clubes não tem sido suficiente para que o contrato seja prorrogado. Com isso, o Corinthians agora propõe ao Shakhtar uma troca de jogadores: a ideia é enviar Roni em troca da continuidade de Maycon. A proposta agradou o clube ucraniano, que ficou de analisar o volante e também outras peças do elenco alvinegro. Um dos nomes que chamaram atenção é o do atacante Guilherme Henrique, que se for negociado na troca só integraria o elenco europeu ao término da próxima temporada, isso por conta da sua idade, o garoto acabou de completar 17 anos.
Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo