Brasil

Corinthians ‘despeja’ Portuguesa e mata saudade do Pacaembu, mas não consegue objetivo principal

Empate garante liderança do grupo ao Timão, mas impede que o clube alvinegro chegue à primeira colocação geral neste fim de semana

O Corinthians “despejou” a Portuguesa do Pacaembu e se reencontrou com o estádio que foi sua casa por muitos anos. Mesmo com a Lusa sendo a mandante, por conta da reforma no Canindé, a carga maior dos ingressos foi destinada à torcida corintiana. 

Ainda assim, houve protesto no fim do segundo tempo em relação ao preço dos ingressos. Uma faixa foi estendida no setor das arquibancadas com a frase “Exigimos teto máximo nos valores dos ingressos já”. O ticket mais barato custava R$ 160. 

O público de 17.087 pessoas rendeu R$ 1.914.620,00 ao Grupo Metrópoles, responsável pela logística e operação da partida e que inicialmente levaria o confronto para Brasília. 

Em campo, o jogo foi bastante movimentado, com quatro gols e reviravoltas. 

A Portuguesa abriu o placar no primeiro tempo e foi para o intervalo vencendo, placar que prejudicava o Santos, que briga com a Lusa por uma das vagas do grupo B nas quartas de final do Paulistão. 

Porém, o Corinthians virou no segundo tempo, mas não segurou o resultado e cedeu o empate. 

O resultado impediu que o Timão garantisse a primeira colocação geral da primeira fase – a equipe alvinegra também precisava de um tropeço do São Bernardo, que enfrenta o Guarani, neste domingo (16), às 16h (horário de Brasília). 

No entanto, o placar permitiu que o Corinthians alcançasse matematicamente a liderança do grupo A, o que também dá o direito de atuar como mandante nas quartas de final.

Tradições antigas são revividas em reencontro da Fiel com a Saudosa Maloca

Depois de seis anos, o torcedor corintiano pôde curtir uma tarde de futebol no Pacaembu.

E nesse reencontro, diversas tradições foram vividas novamente.

Desde a concentração na Praça Charles Miller horas antes de a bola rolar até o batuque dos instrumentos dos Gaviões da Fiel dando a volta ao setor das arquibancadas para contagiar os corintianos presentes na saudosa e querida maloca.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Portuguesa começa melhor, Corinthians controla o jogo, mas não cria

Com o início da reforma no Canindé, o estádio na região central de São Paulo se tornou o local em que a Lusa manda os jogos. No entanto, a maior parte dos ingressos para o jogo desta noite foi destinado para os corintianos. 

Porém, mesmo “despejada da própria casa”, foi a Portuguesa quem começou melhor no Pacaembu. 

O clube rubro-verde foi para cima do Timão e criou, pelo menos, duas grandes chances de gol nos primeiros 15 minutos. 

Aos poucos, o Corinthians começou a controlar e dar ritmo ao confronto, mas sem criar oportunidades contundentes. 

Na primeira metade da etapa inicial, o único momento de perigo originado pelo time alvinegro foi com Talles Magno apostando em uma jogada individual e obrigando o goleiro Rafael Santos a defender. 

E só marca quem cria… e finaliza

Sem gerar situações para abrir o placar, o Timão, aos poucos, afrouxou a marcação. E o resultado disso foi sofrer com a Portuguesa voltando a gerar perigo. 

E por falta de aviso não foi. Minutos antes da Lusa abrir o placar, com Jajá Silva, o mesmo jogador acertou a trave em um bela finalização de fora da área que só não entrou por capricho. 

Na sequência, o Corinthians viu a Portuguesa trocar passes e encontrar uma lateral próximo a área. 

No lance, Maceió ajeitou de peito para a entrada da área com total liberdade. Jajá Silva finalizou no canto esquerdo do goleiro Matheus Donelli.

Portuguesa x Corinthians
Torcida do Corinthians chegando para o jogo no Pacaembu (Foto: Imago)

Ramón Díaz e Talles Magno colocam o Corinthians de volta o jogo

No intervalo, Ramón Díaz mudou a formação corintiana, colocando o centroavante Pedro Raul no lugar do volante Ryan. 

Não demorou para a substituição surtir efeito. 

Com um homem de referência na área, a dupla de atacantes no primeiro saiu um pouco para ajudar na armação. 

Aos sete minutos da etapa final, Talles Magno foi acionado por Igor Coronado e encontrou ótimo passe para Matheus Bidu invadir a área e finalizar entre as pernas do goleiro Rafael Santos. 

Dez minutos depois, Talles, com liberdade pelo lado esquerdo, do jeito que gosta de atuar, foi para cima da marcação de Gustavo Talles, pedalou e conseguiu uma penalidade. 

O próprio atacante foi para a cobrança e converteu, marcando pela quinta vez na temporada. Ele é o artilheiro corintiano em 2025.

Bidu vai de gênio a monstro e impede vitória do Corinthians

Autor do primeiro gol corintiano, o lateral Matheus Bidu foi crucial também para que o Timão não tivesse a experiência perfeita no reencontro com o Pacaembu. 

O camisa 21 perdeu, tocou errado e permitiu um contra-ataque puxado por Gustavo Talles, que se redimiu do pênalti que originou o segundo gol corintiano e foi para cima do marcador corintiano. 

Bidu só não matou a jogada como viu o lateral lusitano dançar em cima dele. 

Na sequência, o cruzamento rasteiro passou por Rildo e encontrou Maceió para marcar. 

E nesse momento, todo o sistema defensivo parou, tal qual o primeiro gol da Portuguesa, anotado no primeiro tempo.

Pedro Raul também foi mal e evitou que o Corinthians saísse do Pacaembu vencedor

Não foi por falta de tentativa, mas Pedro Raul errou absolutamente todas as chances que teve para colocar o Timão novamente à frente do placar.

As principais, nos últimos minutos. Primeiro, chutando cruzado para fora após receber passe de Romero. A segunda, na cara do gol, em que cabeceou em cima do goleiro adversário.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo