Brasil

Após caso envolvendo o Corinthians, o que diz o regulamento do Paulistão sobre troca de técnicos durante o torneio?

Regras do estadual de São Paulo proíbem que um mesmo treinador comande dois clubes diferentes na mesma edição

O noticiário esportivo do Brasil foi agitado nesta segunda-feira com a notícia da saída do técnico Mano Menezes do comando do Corinthians. Mais do que isso, o burburinho a respeito de que Márcio Zanardi do São Bernardo seria o seu substituto. Treinador da nova geração, Zanardi vem surpreendendo no comando do Tigre do ABC e já trabalhou nas categorias de base do Timão em 2016. Porém, o regulamento do Paulistão é muito claro sobre trocas de comando técnico e proíbe que o mesmo treinador, comande duas equipes na mesma edição da competição.

O artigo 26, parágrafo três do Regulamento Específico do Campeonato Paulista de Futebol Profissional é claro ao dizer que um treinador que já trabalhou em outro time na competição não pode assumir o posto de técnico em outro time. Por isso, o interesse do Corinthians em Márcio Zanardi até poderia se tornar uma contratação efetiva, mas o comandante não poderia assumir as suas funções durante o estadual. O regulamento também diz que nem mesmo o auxiliar técnico do time poderia assinar a súmula como treinador.

Portanto, Márcio Zanardi não pode treinar o Corinthians no Paulistão, o que fez a diretoria Alvinegra recuar da negociação e seguir em frente na busca por outro nome. Alguns nomes já foram sondados pela diretoria Alvinegra para assumir o posto, como o do uruguaio Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro, procurado também pelo São Paulo, antes da contratação de Thiago Carpini. Campeão da Série B com o Cruzeiro em 2022, o treinador agradeceu pelo interesse do clube Parque São Jorge, mas neste momento está focado em conquistar o acesso para a La Liga com o Valladolid, outro time administrado por Ronaldo.

Regulamento do Paulistão prevê acordo com treinador antes de contratar novo técnico

Outro ponto que a diretoria corintiana precisa se preocupar em relação ao regulamento do Paulistão é que o clube só poderá registrar um novo técnico, caso comprove a quitação ou formalização do acordo de rescisão com o profissional dispensado. A multa rescisória de Mano Menezes gira em torno de R$ 9 milhões de reais e neste momento, a alta cúpula da administração do Timão estuda a melhor maneira de fazer o pagamento antes de anunciar seu mais novo comandante.

O contrato de Mano Menezes com o Corinthians iria até o final de 2025. Mano chegou ao clube durante a gestão de Duílio Monteiro Alves. A antiga gestão definiu que a multa rescisória do treinador seria pagar todos os salários do profissional até dezembro deste ano. Porém, após a derrota para o Novorizontino pelo placar de 3 x 1 na última rodada do Paulistão na Neo Química Arena, Augusto Melo, novo presidente do Timão, deu outra versão, afirmando que estaria preocupado com o trabalho apresentado e não com o pagamento da multa.

“Mano tem contrato até 2025. Uma hora fala uma multa, fala outra, liga para programa para justificar, multa é maior do que estão falando, mas independente disso, não estamos preocupados com multa, estamos preocupados com trabalho”, disse o dirigente, na zona mista em Itaquera.

O Corinthians corre contra o tempo para anunciar seu mais noivo treinador e terá outro problema grave para resolver até o clássico diante do Santos. O auxiliar do time, Thiago Kosloski, ex-treinador do Coritiba, não tem contrato de treinador com o Timão, o que impossibilitaria o profissional de assinar a súmula, sendo assim, a diretoria terá de correr atrás de alguma alteração contratual e trabalhar muito nos bastidores para ter alguém disponível à beira do gramado.

A partida diante do Peixe acontece nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro. Após vencer o Guarani na estreia pelo placar de 1 x 0, o Corinthians somou quatro derrotas consecutivas no Paulistão, sendo 1 x 0 diante do Ituano fora de casa, 1 x 0 para o São Bernardo, também fora de casa, 2 x 1 para o São Paulo, em jogo que marcou o fim do tabu são-paulino em Itaquera e 3 x 1 para o Novorizontino, ambos os confrontos na Neo Química Arena.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo