De questionado a capitão: Fagner volta de lesão com contrato renovado e moral com Ramón Díaz
Extensão do vínculo com o jogador estava fora de cogitação no início da temporada, mas lateral "virou o jogo" e voltou a ser peça fundamental no Timão

O lateral-direito Fagner está relacionado para o duelo em que o Corinthians enfrenta o Criciúma, nesta terça-feira (16), pelo Campeonato Brasileiro, na Neo Química Arena.
O jogador ficou um mês e meio afastado dos gramados por conta de uma lesão muscular na parte posterior da coxa direita. Ele está recuperado e desde a última semana já estava em processo de transição para voltar a jogar.
No período em que esteve parado, o lateral teve o seu contrato renovado com o Timão por mais temporada, contrariando os prognósticos até mesmo da diretoria no começo do ano.
O vínculo do jogador terminaria em dezembro e o intuito do clube alvinegro não era a renovação, tanto que Matheuzinho foi contratado em fevereiro na intenção de ser uma sombra para o titular.
Porém, o ex-flamenguista não se firmou como o esperado com a camisa corintiana e chegou até mesmo a perder a condição de titularidade para Léo Maná, jovem que veio das categorias de base.
Somada à carência técnica na lateral-direita com o perfil de liderança, algo que o Corinthians perdeu com as saídas de Cássio e Paulinho, a ideia do departamento de futebol do Timão foi alterada e o contrato com Fagner foi renovado por mais duas temporadas.
E diferentemente do que foi feito com Paulinho, onde houve negociação para redução de salário, o camisa 23 teve o seu padrão financeiro mantido pela diretoria corintiana.

Esforço de Fagner deixou o técnico Ramón Díaz encantado pelo jogador
Fagner volta a ficar apto para jogar na partida que também marcará a estreia do técnico Ramón Díaz no comando corintiano.
O argentino e a sua comissão chegaram ao Timão na última quinta-feira (11), período em que o lateral estava em fase final de transição, e já ficaram impressionados com a dedicação do jogador nos trabalhos diários.
Tanto que Fagner não teve o nome citado por Ramón durante a apresentação do treinador, que, por sua vez, sempre se referia ao atleta como “capitão”.
— Eu gosto da atitude do capitão. Gosto da sua forma. Pelo pouco que vi nos treinamentos, a qualidade que tem. Se adaptou muito rapidamente ao que é o Corinthians. Tem personalidade, é um jogador de alto nível e muita categoria. Está se recuperando rapidamente e seguramente vamos necessitar rápido — destacou Ramón Díaz.

Além da necessidade técnica de ter Fagner, o novo treinador corintiano também aguarda o auxílio do lateral para passar experiência e gerar maturidade nos diversos jogadores mais jovens que o elenco do Timão possui.
– Necessitamos dele. Pela personalidade dele, para transmitir o que é ser capitão. Ganhou tudo pelo Corinthians e é um exemplo para os jovens. Eu gosto da atitude dele e como está trabalhando para voltar. E isso é o que os jovens precisam aprender, copiar muito do capitão, como é o Corinthians. É um exemplo que queremos transmitir para todos os jovens que estão aqui. É difícil, porque é um processo de crescimento. E têm muitos jovens que precisam crescer taticamente, a nível de grupo, responsabilidade – reforçou Ramón.
Revelado pelo Corinthians, Fagner está desde 2014 em sua passagem pelo clube do Parque São Jorge – a primeira, em 2006, teve apenas sete partidas pelo elenco profissional.
Com a camisa alvinegra foram dois campeonatos brasileiros conquistados (2015 e 2017) e três paulistas (2017, 2018 e 2019).