O que fez o Corinthians fugir de dor de cabeça e desistir de reforço internacional?
Nome de meia americano que atua na Argentina animou o Timão, mas histórico problemático pesou para o negócio não avançar

O Corinthians desistiu da contratação do meia americano Matko Miljevic. Visto inicialmente como um possível reforço internacional, o atleta está livre de contrato após não renovar com o Newell’s Old Boys, da Argentina.
As tratativas da equipe alvinegra com o estafe do jogador estavam bastante avançadas. Inclusive, o jogador era esperado em São Paulo nos próximos dias para a realização de exames médicos e assinatura de contrato com validade de três anos.
Porém, após uma avaliação mais profunda do departamento de futebol, o Corinthians recuou na intenção de contar com o meio-campista como reforço internacional: o histórico de problemas extracampo de Miljevic não agradou o Timão.
Mercado do Corinthians: as contratações e transferências para 2025
No entendimento do departamento de futebol, o ambiente do elenco profissional é muito positivo e existe cautela para que os atletas contratados na janela de transferências não impactem negativamente neste sentido.
Problemas de indisciplina de Miljevic começaram no Canadá
Nascido nos Estados Unidos, mas filho de argentinos e com ascendência croata, Miljevic surgiu no futebol atuando no Argentinos Juniors.
Não demorou para o meia se transferir para o Montreal Impact, do Canadá, clube que disputa a Major League Soccer (MLS). A transferência à equipe canadense foi sem custos. No Montréal foram duas temporadas e meia e somente 45 jogos disputados.
Em 2023, último ano do jogador pelo time canadense, Matko entrou em campo apenas 10 vezes.
A pouca quantidade de partidas disputadas fez o jogador entrar em uma aposta com um amigo e se inscrever em uma liga de futebol amador em Quebec, também no Canadá.
Usando a falsa identidade de Matko Miojevic, grafia próxima ao nome verdadeiro, mas com uma letra diferente, o meio-campista gerou desconfiança após marcar seis gols em dois jogos pelo campeonato amador.

Miljevic também se envolveu em uma briga enquanto espectador de uma partida da mesma liga amadora que jogava. Na ocasião, ele assistia à partida de um amigo – o mesmo que o desafiou a ingressar no campeonato. Após desentendimentos verbais, o meia argentino agrediu um atleta rival ao time que torcida com uma cabeçada.
Logo a farsa foi descoberta e o jogador não foi só impedido de jogar o campeonato, como também de frequentar os ambiente dos jogos, isso por conta da confusão criada enquanto torcedor.
A atuação com identidade falsa rendeu a Milijevic uma punição na MLS e a saída do Montreal Impact.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Histórico problemático seguiu mesmo com a volta a Argentina
A série de episódios polêmicos fez Matko retornar a Argentina em 2024, defendendo o Newell ‘s Old Boys.
Após pouco espaço no começo da trajetória no time argentino, o meio-campista ganhou oportunidade ao longo da temporada e se destacou, sendo até mesmo observado por Mauricio Pochettino, técnico da seleção dos Estados Unidos.
Porém, o jogador voltou a apresentar problemas de disciplina, agora na equipe de Rosário.
A gota d’água para o Newell's não exercer o direito de compra do atleta foi um episódio que aconteceu no intervalo do jogo contra o Talleres, em Córdoba, pelo última rodada do Campeonato Argentino.

O técnico Mariano Soso optou por substituir Milijevic, o que revoltou o jogador, que se transformou em alvo do Corinthians como reforço internacional. Segundo relatos da imprensa argentina, o meia promoveu um escândalo e deu socos na parede do vestiário de visitante do estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba.
A reação foi tão intensa que teria até mesmo atrapalhado o treinador em dar orientações aos atletas que jogariam a etapa final da partida.
Francisco González entrou no lugar de Matko e foi o principal jogador na vitória por 3 a 1 do Newell's. O atleta marcou um gol e deu uma assistência.
Sem o Corinthians na disputa, Milijevic deve permanecer na Argentina
Outro fator definitivo para a desistência do Timão no negócio foi o interesse do Huracán, da Argentina.
Uma das premissas da direção corintiana no mercado é não entrar em leilões por atletas. E o fato de Miljevic estar livre era um atrativo para a negociação evoluir.
A partir do momento que o time argentino entrou na disputa pela contratação do meio-campista, o interesse do Corinthians pelo possível reforço internacional também diminuiu.
Agora, Miljevic está próximo de fechar com o Huracán pelos mesmos três anos que assinaria com o Timão. O meio-campista chegará sem custos ao clube de Parque Patricios.