Brasil

Demissão de Fernando Diniz no Fluminense aumenta pressão de António Oliveira no Corinthians

Nome agrada Fred Luz, profissional que está próximo de assumir como CEO do Timão

Em meio ao descontentamento com o trabalho do técnico António Oliveira, o Corinthians vê o mercado de treinadores ganhar Fernando Diniz, demitido do Fluminense nesta segunda-feira (24). O nome agrada bastante Fred Luz, que está próximo de ser oficializado como novo CEO do clube alvinegro, mas não é unanimidade no Timão.

Ainda assim, como o novo dirigente não iniciou oficialmente os seus trabalhos e avaliação interna é que a equipe demonstrou evolução no empate com o Athletico-PR, no último domingo (23), a tendência é que António Oliveira, mesmo pressionado, siga no clube até o jogo contra o Cuiabá, nesta quarta-feira (26), pelo Campeonato Brasileiro.

De todo modo, algumas pessoas ligadas ao Timão já teriam, inclusive, sondado o estafe de Diniz nas últimas semanas, quando o treinador ainda estava no Flu, mas já estava longe de estar prestigiado na equipe carioca. 

Com Diniz no mercado, António ganha sombra

Ainda que parte da direção corintiana tenha receio de dispensar um treinador contratado durante a própria gestão, a insatisfação é grande, principalmente pela sequência negativa no Campeonato Brasileiro, onde o clube possui somente uma vitória e está na zona do rebaixamento, na 18ª colocação.

Nas arquibancadas, António Oliveira também não possui mais apoio. Na última semana, duas das maiores torcidas organizadas do Corinthians protestaram no Parque São Jorge, sede social do clube, e em conversas entre membros dos dois coletivos com o presidente Augusto Melo foi exposta a insatisfação pela ausência de rendimento do time nas mãos do treinador português.

Soma-se isso com algumas rotas de colisão que membros da direção possuem com António Oliveira, sobretudo por conta de críticas públicas que o técnico fez ao planejamento esportivo da equipe e a ausência de reforços.

António Oliveira tem somente 12 vitórias em 27 jogos no comando do Corinthians (Foto: Icon Sports)

De toda forma, a diretoria sabe que não pode errar na escolha de um possível substituto e atribuiria a função de escolhê-lo ao novo CEO, que tem como uma das características a atividade no mercado. A ideia é que, caso António seja demitido, chegue para o seu lugar algum profissional que desse um choque de gestão e que participasse na escolha de reforços que serão contratados na janela do meio. O perfil de Fernando Diniz agrada nesse sentido.

Por outro lado, também existe no Corinthians quem acredite que o modelo de jogo adotado por Fernando mais atrapalharia do que ajudaria o clube neste momento, até tirando como exemplo a má fase do Fluminense, que é lanterna do Campeonato Brasileiro, motivo que influenciou no desligamento do treinador no clube carioca.

Quais outros nomes de treinadores agradariam o Corinthians?

Antes de contratar António Oliveira, após a saída de Mano Menezes, no início de fevereiro, o Timão esteve muito próximo de contratar Márcio Zanardi, que atualmente dirige o Goiás, mas que na época estava no São Bernardo. O treinador possui boa relação com Augusto Melo, com quem trabalhou no sub-17 corintiano entre 2015 e 2016. O que impossibilitou a contratação

O nome de Zanardi agrada muitas pessoas no Timão, mas, ainda que esteja no radar, não é visto mais com tanta força, pois se trataria de uma aposta em um momento em que o clube precisa ser mais assertivo.

Fábio Carille, que atualmente dirige o Santos na Série B, é uma opção que agrada a mais pessoas no Timão, que entendem que ele é um profissional que conhece o ambiente corintiano e possui uma roupagem de jogo mais pragmática, fundamental para este momento em que a equipe precisa apresentar resultados. Ainda assim, o fato do profissional estar empregado dificultaria em uma possível negociação.

Confira os últimos resultados do Corinthians

Brazil Serie A 21/07/24

V

EC Bahia

EC Bahia

0

Corinthians

Corinthians

1

Brazil Serie A 17/07/24

V

Criciuma

Criciuma

1

Corinthians

Corinthians

2

Brazil Serie A 10/07/24

D

Vasco da Gama

Vasco da Gama

2

Corinthians

Corinthians

0

Brazil Serie A 07/07/24

D

Cruzeiro

Cruzeiro

3

Corinthians

Corinthians

0

Brazil Serie A 04/07/24

V

Vitoria

Vitoria

2

Corinthians

Corinthians

3

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue à São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é repórter na rádio 9 de Julho, comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília, e narrador freelancer.
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo