Corinthians teme debandada após Mosquito e Arthur Sousa pedirem rescisão
Timão se respalda juridicamente para evitar novas surpresas e retaliações

Os pedidos de rescisão contratual dos atacantes Arthur Sousa e Gustavo Mosquito, via Justiça do Trabalho, abriram precedentes para que outros atletas deixem o Corinthians.
O clube teme uma debandada e já acionou o departamento jurídico para resolver a situação e, também, se precaver de novas surpresas.
Em março deste ano, a diretoria corintiana quitou dívidas de salário e direitos de imagem com os atletas, mas ainda restaram algumas pendências, como o recolhimento de FGTS. Essa inclusive, é a origem das dívidas cobradas por Arthur e Mosquito.
Ambos nem compareceram ao CT Joaquim Grava para o treinamento desta quarta-feira (3), véspera do jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão.
A informação sobre a ação movida por Mosquito foi divulgada inicialmente pela Rádio Bandeirantes. Já em relação a Arthur Sousa, pela Central do Timão.
Nos bastidores, o Corinthians tenta resolver os débitos com os atletas o mais rápido possível. Encontrar alternativas para solucionar esse problema é, inclusive, o primeiro grande desafio de Pedro Silveira, diretor financeiro anunciado nesta quarta-feira (3), mas que já vem trabalhando no clube há alguns dias.
Corinthians foi pego de surpresa com as ações judiciais
A diretoria corintiana busca entender o motivo pelo qual Arthur Sousa e Gustavo Mosquito buscaram resolver judicialmente as suas pendências com o clube e não buscaram acordo.
De toda forma, o temor de que alguns atletas buscassem respaldo jurídico já existia desde a saída de Matías Rojas, em fevereiro. No caso do paraguaio, no entanto, havia dívida relacionada aos direitos de imagem.
Para minimizar a “bola de neve”, a diretoria, pouco tempo depois, acertou o pagamento destes aspectos e “segurou” o que poderia ser um problema maior.
Agora, com os movimentos da dupla de atacantes, o medo de novas saídas volta a pairar na equipe do Parque São Jorge.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Timão teme retaliação
Desde o começo do ano, o Corinthians tem sido alvo de alguns empresários, que cobram dívidas antigas do clube. Há alguns meses, o presidente Augusto Melo tem buscado aparar as arestas com alguns desses agentes.
Ainda assim, existe internamente a desconfiança de que os pedidos de rescisão de Arthur Souza e Gustavo Mosquito por meio da Justiça tenham sido um movimento coordenado, já que a ausência do recolhimento do FGTS de ambos não começou na administração atual.
Na época, a boa relação da diretoria corintiana com os responsáveis pela carreira desses jogadores teria sido fundamental para que houvesse paciência com o clube ele pudesse quitar as dívidas.
Atualmente, Mosquito é agenciado pela LEFT Sports, enquanto Arthur Sousa é pela Bertolucci Sports.

Quais serão os destinos de Arthur Sousa e Gustavo Mosquito?
Gustavo Mosquito já disputou 10 jogos pelo Corinthians no Brasileirão, o que impediria o atleta vestir a camisa de outra equipe da Série A. No entanto, o atleta é alvo do Santos há alguns meses.
Inicialmente, o nome do atleta tinha sido vetado pelo presidente Marcelo Teixeira. Mas agora, com a chance de contratação sem custos, o atleta volta ao radar na Vila Belmiro, com total aprovação do técnico Fábio Carille, que é alvo do Timão, mas segue no Peixe.
Já Arthur tem algumas sondagens do mercado internacional desde as categorias de base. Ele é uma das revelações mais ansiadas da base corintiana nos últimos anos, mas teve pouco espaço no elenco profissional, onde tem oportunidades esporádicas desde 2022 e possui um gol marcado, neste ano, contra o São Paulo, pelo Paulistão.
Giuliano Bertolucci, agente do atleta, tem abertura em diversos clubes europeus e há tempos tem trabalhado o nome do jogador no Velho Continente.