Brasil

‘Quem decide é o presidente’: Danilo deixa futuro em aberto e fala da relação com o Corinthians

11º título do Corinthians na Copinha é o primeiro conquistado pelo ídolo corintiano na carreira como treinador

A temporada de 2024 do Corinthians não poderia ter começado de maneira melhor possível – mesmo que seja na base. O fim do jejum de títulos nas categorias de base foi encerrado com uma campanha redonda na Copinha, já que o Timãozinho chegou até a grande final sem perder uma única partida.

A partida da grande final nesta quinta-feira (25) foi a mais dura de toda a competição. O Cruzeiro conseguiu neutralizar as principais peças do alvinegro, e foi mais efetivo nos ataques durante parte do jogo, levando bastante perigo ao gol, e só parou nas boas defesas do goleiro Felipe Longo.

Um dos ingredientes desse 11º título é o comando é o treinador do alvinegro Danilo Andrade, que desde que assumiu o cargo não tinha sido campeão, e amargava duras eliminações. Campeão de tudo com a camisa do Corinthians, Danilo falou sobre a sensação de chegar ao topo do pódio agora do lado de fora das quatro linhas:

— É o primeiro título, né, agora como treinador. Já é meu terceiro ano, bati na trave duas vezes, vice-campeão brasileiro, vice-campeão paulista. Hoje, graças a Deus, as coisas deram certo. Aquele finalzinho, faltando um, dois minutos passa um filme na cabeça, né, quatro anos atrás eu estava jogando ali e hoje eu tô aqui fora e junto com os atletas ser campeão também é uma marca importante – revelou o treinador do Timãozinho.

O futuro de Danilo como técnico

Danilo foi escolhido como técnico da base pela diretoria anterior, comandada por Duílio Monteiro Alves. Agora sob a gestão de Augusto Melo, o treinador vive uma indefinição sobre o seu futuro dentro do clube. A expectativa é que o título da Copinha pese na tomada de decisão:

— Meu pensamento é continuar, ainda mais depois desse título. Colocamos 12 atletas no profissional, quatro foram vendidos, fomos vice do Paulista e do Brasileiro. Para mim, futebol é rendimento, quando tem, a tendência é continuar, mas não há nada definido. Até então o objetivo era a Copinha, chegar até a final, esse era o meu pensamento. Continuarei fazendo o meu trabalho, quem decide isso é o presidente – acrescentou.

Importância do Corinthians na história do treinador

Danilo teve uma carreira brilhante por onde passou como jogador, sendo campeão de tudo não apenas no Corinthians, mas sua história com o alvinegro se mistura aos grandes títulos levantados pelo clube nos últimos dez anos.

Ao todo, vestindo a camisa do Timão, foram dois Campeonatos Paulistas (2013 e 2018), três Campeonatos Brasileiros (2011, 2015, 2017), Recopa (2013), Libertadores (2012) e Mundial de Clubes (2012). Danilo ressaltou sua relação vitoriosa com o clube do Parque São Jorge:

— É importantíssimo – o Corinthians – joguei dez anos aqui, tenho uma história muito bonita dentro de campo e ver esse estádio lotado aqui, principalmente com meus jogadores agora, é uma marca importante, eu ter jogado e agora ser campeão também, e o primeiro título, então está marcado na história.

Amadurecimento dos jogadores para integrar o elenco profissional

Agora, com o fim da Copinha, a expectativa é que alguns jogadores passem a integrar o elenco principal, já que o time precisa de peças de reposição imediatas. O treinador falou sobre o amadurecimento dos seus comandados para ocupar as vagas caso sejam acionados.

— O primeiro objetivo da base é colocar jogador no profissional, o dia que a base não revelar e não colocar jogador lá em cima, tem alguma coisa errada, né? Então a prioridade é lá. Cada um tem seu estilo, seu jeito de lidar, são vários atletas com potencial muito grande, futuro promissor pela frente, só que futebol às vezes é momento, é tempo, mas tenho certeza que ajudarão muitos ali o Corinthians.

Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo