Brasil

Por que o Corinthians escolheu Bidu em detrimento de Hugo e Palacios?

Timão tem quatro laterais no elenco, pretende se desfazer de pelo menos um e, ao encaminhar renovação, indicou primeira permanência

O Corinthians está próximo de renovar o contrato do lateral-esquerdo Matheus Bidu por mais três temporadas. 

Há conversas avançadas com o estafe do atleta. As bases para a extensão do vínculo agradam ambas as partes. Resta somente a assinatura para a oficialização do acordo. 

A informação sobre o avanço na renovação foi publicada inicialmente pela página “Análise Fiel” e confirmada pela Trivela

O movimento pela manutenção de Bidu aponta para a preferência do Timão pelo atleta como reserva imediato do argentino Fabrizio Angileri, recentemente contratado a pedido do técnico Ramón Díaz

Com contrato até o fim de 2025, o clube cogitou a possibilidade de não renovar, o que abriria margem para que o atleta buscasse outro clube a partir de 1º de julho. 

Porém, em discussões internas, departamento de futebol, comissão técnica e diretoria corintiana concluíram que Matheus Bidu é a opção ideal para ser a alternativa na lateral-esquerda. 

Questão salarial tem influência na avaliação interna do Corinthians

O Corinthians possui quatro laterais-esquerdos e trabalha para se desfazer de pelo menos um. A relação entre custo e benefício é o que definirá a escolha do clube. 

Matheus Bidu, por exemplo, tem um dos menores salários do elenco. E mesmo com o aumento que receberá na renovação, ainda seguirá dentro de um padrão financeiro considerado adequado à folha do clube. 

No momento, Diego Palacios é o nome menos prestigiado. 

Há um mês sem ser relacionado, o equatoriano é o último da fila e também possui o salário mais elevado entre os laterais-esquerdos corintianos — superior até mesmo ao do titular Angileri. 

Ainda assim, Palacios não quer deixar o Timão. 

Durante o período de pré-temporada, ele fez trabalho especial para voltar a jogar, mas pouco foi relacionado por Ramón Díaz. Foram três jogos disputados em 2025, nenhum como titular. 

Diego Palacios não é relacionado para as partidas do Corinthians há mais de um mês. A última vez foi no empate do Corinthians com a Portuguesa, pelo Paulistão, no dia 15 de fevereiro

Com uma lesão crônica na cartilagem do joelho esquerdo, o lateral ficou basicamente todo o ano passado afastado. 

Diego Palacios Corinthians
Mesmo recuperado de lesão que o tirou dos gramados durante um ano, Palacios tem poucas chances (Foto: IMAGO / Sports Press Photo)

O jogador entende que, se tiver oportunidades, conseguirá mostrar o seu valor. Contudo, está incomodado com a falta de chances recebidas. 

Diante do cenário, o Corinthians pretende convencê-lo a respirar novos ares. 

O clube entende que dificilmente conseguirá outra equipe disposta a adquirir o atleta de forma definitiva, mesmo com o currículo internacional de Palacios. 

A ideia, portanto, é conseguir algum time disposto a ter o jogador por empréstimo em modelo semelhante ao que fez com o atacante Pedro Raul, no Ceará

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

E como fica a situação de Hugo?

A ideia do Corinthians é ter três jogadores como opção por posição, sendo o terceiro um atleta das categorias de base para se desenvolver. 

A lateral-esquerda, no entanto, pode ser uma exceção. 

Hugo é um jogador que pouco pesa na folha salarial corintiana. O atleta ganha até menos que Matheus Bidu atualmente, antes da renovação. 

Assim, se conseguir encontrar um destino para Diego Palacios, o Timão não vê prejuízo em manter Hugo como uma opção alternativa para a lateral-esquerda. 

Até porque o atleta, na visão da comissão técnica, possui característica defensiva que falta em Bidu. Desta forma, levá-lo ao banco de reservas pode ser útil contra determinados adversários. 

Hugo Corinthians
Uma das opções da lateral corintiana, Hugo tem 10 jogos disputados na temporada (Foto: IMAGO / Sports Press Photo)

De toda forma, o Corinthians está de olho no mercado e fará pouca força para manter Hugo caso haja algum time interessado, mesmo por empréstimo. 

Até porque, o clube alvinegro pretende dar rodagem ao garoto Denner. 

Destaque no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o garoto já está vendido ao Chelsea, por 10 milhões de euros (R$ 61,4 milhões). 

A operação pode render até mais 4 milhões de euros (R$ 24,5 milhões), caso o jovem atinja metas pela equipe profissional do Corinthians. 

Denner, porém, só se mudará para Londres no meio de 2026, após completar 18 anos.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo