Brasil

Derrota para o Botafogo escancara mais uma péssima estatística do Corinthians

Timão é o time com o pior aproveitamento fora de casa no Brasileirão

A derrota para o Botafogo no último sábado (14) foi a 15ª do Corinthians como visitante nesta temporada, a 10ª pelo Campeonato Brasileiro

Na zona do rebaixamento e lutando para não ser cair para a Série B da competição nacional em 2025, a equipe alvinegra tem a pior campanha fora de casa entre os 20 clubes que disputam a elite do Brasileirão – abaixo até mesmo de Atlético-GO e Cuiabá, os dois últimos colocados na tabela de classificação. 

O Timão disputou 14 partidas longe dos seus domínios no Brasileiro, e venceu apenas uma, contra o Bahia, em Salvador, no dia 21 de julho, pela 13ª rodada do torneio de pontos corridos. 

O compromisso disputado na Fonte Nova foi o segundo do técnico Ramón Díaz no comando corintiano e deu ares de melhora no clube alvinegro, o que não ocorreu. 

Mesmo com certa evolução no desempenho e classificações na Copa do Brasil e Sul-Americana, no Campeonato Brasileiro o time segue oscilando e correndo sério risco de ser rebaixado. 

Dos quatro jogos seguintes como visitante pelo Brasileirão com Ramón Díaz, o Corinthians perdeu três (Atlético-MG, Fortaleza e Botafogo) e empatou um (Fluminense). 

Publicado por @fabiolazaro_
Ver no Threads

Retrospecto pior do que no ano em que caiu para a Série B

O aproveitamento de 14,3% jogando fora de casa neste Brasileirão é o pior do clube alvinegro na era dos pontos corridos (desde 2003). 

Até mesmo em 2007, ano em que caiu para a segunda divisão, e a temporada passada, 2023, em que flertou com o descenso, foram melhores neste sentido. 

Há 17 anos, o percentual de pontos conquistados pelo Alvinegro como visitante no Campeonato Brasileiro foi de 33,3% (quatro vitórias, sete empates e oito derrotas). 

No ano passado foi um pouco melhor, 38,6% (seis vitórias, quatro empates e nove derrotas). 

Os anos em que o Corinthians teve melhor aproveitamento fora de casa no Brasileiro foram justamente os que ele se sagrou campeão do torneio:

  • 2005, 61,9%;
  • 2015, 54,4%;
  • 2017, 54,4%;
  • 2011, 52,6%.

Se fazer gol em casa tem sido difícil, imagina fora

E o reflexo dos maus desempenhos fora de casa também é um problema crônico da equipe alvinegra: a falta de gols marcados. 

Das 23 vezes que o Timão foi às redes no Brasileirão, somente seis foi jogando longe da Neo Química Arena, o que corresponde a 26% – a média é 0,43 gols marcados.

Dos 14 jogos que fez como visitante no Brasileiro, o clube do Parque São Jorge só fez gol em cinco, sendo que em dois ainda assim foi derrotado. 

  • Atlético-GO 2 x 2 Corinthians, oitava rodada;
  • Athletico-PR 1 x 1 Corinthians, 11ª rodada;
  • Bahia 0 x 1 Corinthians, 18ª rodada;
  • Atlético-MG 2 x 1 Corinthians, 20ª rodada;
  • Botafogo 2 x 1 Corinthians, 26ª rodada. 

Retrospecto negativo que vai além do Brasileirão

Se contabilizarmos os 20 times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, considerando todos os jogos como visitantes na temporada, não só na competição de pontos corridos, a campanha corintiana também é bastante ruim. 

Com 15 derrotas fora de casa em 2024, o Corinthians é o time que mais perdeu nesta condição, ainda que não seja o de pior aproveitamento. 

Na lista, Juventude e Vasco, com 26,9% e 31,9%, respectivamente, ainda possuem percentuais piores do que o clube alvinegro, que aparece na sequência, com 32,2%.

Próximos compromissos fora de casa do Corinthians

E o próximo compromisso corintiano será justamente como visitante. Nesta terça-feira (17), o Timão enfrenta o Fortaleza, na Arena Castelão, pela volta das quartas de final da Sul-Americana. 

Pelo Brasileirão, os compromissos fora de casa até o fim do campeonato são contra São Paulo, Cuiabá, Vitória, Criciúma e Grêmio. 

Contra o Tricolor, o duelo será realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e não no Morumbi, casa da equipe são-paulina. 

O campo neutro pode ser um trunfo para que o clube do Parque São Jorge conquiste os três pontos, que serão muito importantes na luta para não cair para a segunda divisão na próxima temporada. 

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue à São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é repórter na rádio 9 de Julho, comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília, e narrador freelancer.
Foto de Júlio César Cardoso

Júlio César CardosoColaborador

Especialista da Trivela em números e estatísticas. Trabalha com levantamento de dados desde 2012. Criador do site FutDados.com com contribuições para UOL, ESPN Brasil e Globoesporte.com.
Botão Voltar ao topo