Estreante na Copinha, Samuel tem tudo para mostrar as suas ótimas credenciais na zaga do Santos
Com apenas 17 anos, o zagueiro Samuel é visto como uma das principais joias das categorias de base do Santos atualmente
Para sonhar com o tetracampeonato do Santos da Copa São Paulo em 2024, o técnico Orlando Ribeiro sabe que precisa ter um sistema defensivo forte e organizado. E é justamente neste setor que se encontra outra peça bastante promissora das categorias de base do Peixe. Junto do meia boliviano Miguelito e do diferenciado Bernardo, que deve atuar no ataque, o zagueiro Samuel é outra grande promessa alvinegra para a próxima edição da Copinha.
Campeão da competição nos anos de 1984, 2013 e 2014, o Santos inicia a sua jornada pelo quarto título no próximo dia 4, em Diadema, diante do Remo. A partida será disputada às 19h45 (horário de Brasília) na Arena Inamar. O Peixe está no Grupo 26 da competição ao lado do Água Santa, do próprio Remo e do Nova Venécia, do Espírito Santo.
PARTE 4: Confira os grupos 25 e 26!#CopinhaSicredi2024 pic.twitter.com/kEnZpYWYit
— Copinha (@Copinha) December 20, 2023
Quem é o jovem zagueiro Samuel?
Nas categorias de base do Santos desde o sub-11, Samuel é natural de Fortaleza e foi inscrito pelo técnico Orlando Ribeiro para disputar a sua primeira Copinha. Trabalhado sob grande expectativa no CT Rei Pelé, Samuel tem 17 anos, é canhoto, forte fisicamente, se posiciona muito bem e possui ótima qualidade no passe. Apesar de ainda pecar em relação à intensidade dentro das partidas, deve iniciar a competição formando dupla de zaga com Thiago Balieiro, de 20 anos e que disputará a sua 3ª Copinha.
Visto internamente como sucessor de Jair no time sub-20, promovido ao elenco profissional em 2023, Samuel é tão bem avaliado dentro do clube alguns treinamentos que gradativamente lhe permitam ganhar minutagem no time de Fábio Carille ao longo da próxima temporada não seria considerada surpresa entre aqueles que observam a categoria de base santista.
Quem são os laterais esquerdo e direito do Santos?
Outro que também é lapidado com grande cuidado no CT Rei Pelé é o lateral-esquerdo João Souza, também conhecido como Souzinha. Assim como Samuel, ele, que tem 17 anos, chegou ao Peixe para atuar no time sub-11. Apontado como uma das maiores promessas da base do Santos, o garoto reúne tudo que um lateral-esquerdo precisa: qualidade técnica, velocidade, força física e liderança.
Na lateral direita, a briga pela titularidade é mais intensa. O talentoso e técnico JP Chermont, de 17 anos, disputa a posição com Robert Dias, de 19, que tem mais características defensivas e chegou do Palmeiras nesta temporada. Porém, além da dupla, há chances reais de Orlando Ribeiro improvisar o volante Gustavo Henrique, popularmente chamado de Badá, na posição, em razão do seu forte poder de marcação.
Desta forma, o goleiro Gustavo Jundi, de 19 anos, deve ter a sua frente a seguinte linha defensiva: Souzinha, Thiago Balieiro, Samuel e Badá (Robert ou JP Chermont).
Opções no banco de reservas do Santos
Como opções no banco de reservas, para o sistema defensivo, o técnico Orlando Ribeiro terá mais cinco peças à disposição. Tratam-se dos zagueiros André Klaus, de 18 anos, que é bom jogador e pode atuar como volante; Diego Borges, de 19, que é canhoto e chegou ao clube neste ano após se destacar na Copinha defendendo o Falcon, do Sergipe, e Matheus Matias, de 19, contratado em 2023 após não renovar o seu contrato com o Palmeiras.
Para as laterais, além de Robert e JP Chermont, aparece o rápido Pedro Hian, de 17 anos, que foi contratado há cerca de dois anos depois de uma passagem pelo Grêmio.