Brasil

Jogador de seleção, Miguelito pode provar na Copinha que merece um lugar no meio-campo do Santos de 2024

Meia de criação do Santos na Copinha, Miguelito disputou quatro jogos pela seleção principal da Bolívia em 2023

O elenco sub-20 do Santos que disputará a próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior tem peças promissoras. Uma delas é o jovem Bernardo. Porém, neste momento, a ‘estrela’ do time que buscará o tetracampeonato na Copinha é o boliviano Miguelito. Com 19 anos e algumas convocações para a seleção principal da Bolívia, inclusive para jogos das Eliminatórias da Copa, o meia já atuou no time profissional do Santos, mas ainda não conseguiu ter uma sequência.

Com a necessidade da diretoria de reformular o elenco e enxugar a pesada folha salarial da equipe principal, Miguelito é um dos jovens que a torcida mais espera ver ganhando espaço durante o Campeonato Paulista e a Série B do Campeonato Brasileiro.

Tricampeão da Copa São Paulo, o Santos inicia a sua jornada pelo quarto título no próximo dia 4, em Diadema, diante do Remo. A partida será disputada às 19h45 (horário de Brasília) na Arena Inamar. O Peixe está no Grupo 26 da competição ao lado do Água Santa, do próprio Remo e do Nova Venécia, do Espírito Santo.

Responsável pela criação no meio-campo do Santos

Diferentemente de outras oportunidades, nesta edição da Copinha Miguelito deve iniciar atuando como o principal responsável pela criação de jogadas do meio-campo do Santos. Aproveitado por algumas vezes como um atacante de lado de campo, Miguelito terá a missão de executar a função que Ivonei executou na edição passada da competição.

Por ter facilidade de também jogar aberto no ataque, o técnico Orlando Ribeiro pode se dar ao luxo de promover um revezamento entre o boliviano e Bernardo, que é um dos favoritos para compor o ataque ao lado de Felipe Laurindo e Enzo Monteiro.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Do Paulista sub-20 às Eliminatórias da Copa

Considerando todas as competições da temporada, incluindo compromissos do time sub-20 e participações na seleção principal da Bolívia, Miguelito encerrou 2023 com 24 partidas e nove gols marcados.

Além dos campeonatos da sua categoria, o meia encerrou o ano com sete participações no time profissional do Santos – duas pela Copa do Brasil e duas pelo Campeonato Brasileiro e três pela Copa Sul-Americana. Na seleção principal da Bolívia, foram quatro atuações – três em amistosos e uma pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 – e isso faz dele um dos principais nomes para o futuro do futebol no seu país.

Meio-campo titular do Santos na Copinha

Na faixa central do campo, Miguelito deve ter a companhia de dois jogadores experientes na Copa São Paulo: Balão, um volante de forte marcação, e Hyan, que contribuiu na marcação e eficiente na construção de jogadas. Ambos disputarão a Copinha pela terceira vez na carreira.

Balão e Hyan tem um bom entrosamento antigo e isso tem sido preponderante para que Orlando Ribeiro opte por manter Kevin Malthus, jovem com passagem e gol marcado no time profissional, no banco de reservas. Balão, inclusive, é um dos cotados para ostentar a braçadeira de capitão na competição.

Opções no banco de reservas do Santos

Junto com Kevin Malthus, o treinador do Peixe terá como opção para o meio-campo no banco de reservas o volante Gustavo Henrique, também conhecido como Badá, de 18 anos. Considerado um ótimo marcador, Badá também costuma ser utilizado na lateral direita.

Na função de meia, o habilidoso Gabriel Bontempo, de 18 anos, é a alternativa para substituir ou ajudar o boliviano Miguelito na criação de jogadas no decorrer dos jogos. Em vias de disputar a sua segunda Copinha, Bontempo é um atleta sempre muito utilizado por Orlando Ribeiro.

Junto a eles também aparece o jovem Martins, de 18 anos. Volante de origem, ele disputará a sua primeira Copa São Paulo e tem a confiança do treinador, que pediu a sua contratação do Cruzeiro.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo