Copa do Nordeste

Copa do Nordeste terá transmissão ao vivo no TikTok, iniciativa inédita na plataforma

A transmissão de partidas, cada vez mais, atinge diferentes plataformas. Nesta semana, o TikTok também entra no rol de aplicativos que exibirão jogos de futebol no Brasil. A plataforma anunciou uma parceria com a Copa do Nordeste e, de início, passará um duelo do torneio ao vivo. Os usuários poderão assistir ao jogo entre Ceará e CSA, que acontecerá nesta quarta-feira, dia 31. Os direitos serão exclusivos do TikTok para esta partida. Além disso, a plataforma também se torna patrocinadora oficial do torneio.

Segundo o TikTok, em nota oficial, a experiência será inédita na plataforma. Em nenhum outro país o aplicativo transmitiu ao vivo um jogo de futebol profissional. Apesar da parceria com a Copa do Nordeste, não está claro quantas partidas do torneio serão exibidas pelo TikTok ou se haverá algum tipo de contrato de exclusividade. Ao que parece, a plataforma tateia novos horizontes e o Nordestão permitirá tal experiência no Brasil.

“O TikTok tem cada vez mais se tornado um espaço para a cultura do futebol, um dos esportes mais amados em todo o mundo, principalmente no Brasil. A plataforma tem sido um lugar em que os fãs de futebol podem se conectar cada vez mais com conteúdo, times e jogadores, para criar seus próprios momentos e celebrar juntos. O esporte gera diversas emoções e faz com que as pessoas se unam. Estamos animados em trazer novas e inovadoras formas para conectar a comunidade fã de futebol no TikTok”, declara Kim Farrell, diretoria de marketing da plataforma na América Latina, em nota oficial.

O TikTok também realizará ações de marketing nos estádios e nas transmissões do Nordeste FC, responsável pela transmissão das partidas através de uma plataforma de streaming. A maior parte dos clubes da Copa do Nordeste já possui contas oficiais no TikTok. Além disso, a empresa chinesa firmou parcerias recentes com outras competições. No Brasil, a plataforma é parceira da Copa do Brasil e, na Europa, também será uma das patrocinadoras da próxima Eurocopa.

A Copa do Nordeste já tem transmissões na plataforma de streaming Twitch, liderada pela LiveMode, a responsável pelo Nordeste FC. Algumas exibições são feitas por streamers e tentam acompanhar mais de uma partida ao mesmo tempo. O Nordestão também tem contrato de transmissão com o SBT Nordeste na TV aberta e com o Fox Sports na TV fechada, além de estar disponível no sistema de pay-per-view da Claro, da Sky, da Vivo e do UOL.

Vale ressaltar que o TikTok é uma plataforma voltada especialmente a vídeos curtos, o que torna a transmissão de um jogo completo uma quebra dentro do conteúdo dentro do aplicativo. Além disso, os usuários se concentram sobretudo num público essencialmente jovem, o que pode resultar num casamento interessante para aumentar os espectadores da Copa do Nordeste. Considerando o crescimento do app, será uma experiência no mínimo válida – mas que não parece ter necessariamente seu sucesso garantido, diante do rompimento que os 90 minutos de um jogo representam ao que se vê no app. O Nordestão tem explorado diferentes possibilidades para ampliar o alcance dos jogos.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.