Copa do Nordeste

Com dois gols no primeiro tempo, Ceará vence o Vitória e vai à decisão da Copa do Nordeste

Vozão confirmou o favoritismo, venceu o Leão na capital cearense e espera pelo vencedor de Fortaleza x Bahia

No primeiro dos duelos entre cearenses e baianos na Copa do Nordeste, o Ceará levou a melhor sobre o Vitória. Jogando no Castelão por ter a melhor campanha na primeira fase, o Vozão venceu por 2 a 0, com dois gols marcados ainda no primeiro tempo, e carimbou a sua passagem à decisão para buscar o bicampeonato do torneio regional. E o adversário na final pode ser o rival Fortaleza, que joga a outra semifinal contra o Bahia.

Mesmo atuando fora de casa e contra um time melhor tecnicamente, a postura do Vitória foi ofensiva nos primeiros minutos. Tentou criar dificuldades para o adversário e poderia ter marcado em uma chance com David. Aos poucos, o Ceará tomou o controle do jogo, passou a ser melhor e abriu o placar.

O primeiro gol do jogo saiu com uma certa dose de tensão. Raul Prata tentou coar uma bola na área do Ceará, a bola bateu na trave e sobrou para Vina, que tocou para o fundo da rede. O árbitro demorou para validar o gol porque havia dúvida sobre a posição do atacante. Mas pelo VAR, foi checado que o toque veio de um chute para trás da defesa.

O Vitória é uma vítima constante de Vina. Ele marcou o seu quinto gol em sete jogos. Uma marca que começou nos tempos que o jogador ainda defendia o Bahia. Ele comemorou com sua tradicional dancinha.

O segundo gol saiu aos 40 minutos. Em uma cobrança de falta para a área, Vina levantou e Messias veio correndo para cabecear com força e precisão: bola no alto e na rede do Vitória. Eram 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Foi o placar levado para o intervalo.

O início do segundo tempo teve o Vitória indo para cima e criando chances. Passados os primeiros minutos, o Ceará tratou de reduzir o ritmo e colocar de forma a ficar mais favorável ao time da casa. Depois de testar o aquecimento do goleiro Richard nos primeiros minutos, o Vitória mal conseguiu chegar.

Sem muitas chances, o jogo caminhou para um fim tranquilo. Ao menos até os 40 minutos. Em um lance com o atacante Wesley, Gabriel Dias entrou forte. Aparentemente, a jogada tinha sido dada como normal, mas depois de revisão no VAR, o árbitro expulsou o lateral do Ceará, o que gerou muita reclamação. Pareceu um exagero o cartão vermelho, ainda que tenha acertado. O jogo demorou a voltar e, por isso, teve nove minutos de acréscimos. Não foi o bastante para mudar o placar e o Ceará vai para a final da Copa do Nordeste.

O Vozão tentará o seu terceiro título da Copa do Nordeste. A final será espetacular, seja quem for o adversário. Pode ser o Bahia, repetindo a final de 2020. Ou pode ser o Fortaleza, o que faria do clássico um dos mais importantes da história.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo