Copa do Nordeste

Ceará supera Sampaio e confirma o “cearenses x baianos” nas semifinais do Nordestão

O Ceará enfrenta o Vitória na próxima fase, enquanto o Fortaleza pega o Bahia por uma vaga na final

A semifinais da Copa do Nordeste guardarão uma disputa particular entre os clubes do Ceará e da Bahia. Os dois gigantes cearenses encararão os dois gigantes baianos por uma vaga na decisão. Neste domingo, o Ceará se confirmou como o último classificado nas quartas de final. O Vozão recebeu o Sampaio Corrêa no Castelão e conquistou uma vitória contundente, por 3 a 0. Com o resultado, os atuais campeões serão desafiados pelo Vitória na próxima fase. Enquanto isso, Fortaleza e Bahia realizarão um embate entre tricolores na outra chave.

O primeiro tempo no Castelão não rendeu gols. O Ceará até foi superior, mas nenhuma equipe produziu tanto ofensivamente. A imposição do Vozão aconteceu na etapa final, quando as mudanças de Guto Ferreira surtiram efeito. O primeiro veio aos 27, com Bruno Pacheco batendo cruzado e forçando um gol contra. Logo na sequência, Saulo Mineiro aumentou a contagem num contra-ataque. Por fim, coube a Vizeu assinalar o terceiro num intervalo de apenas sete minutos. Os alvinegros ainda poderiam ter feito o quarto, mas Vina cobrou um pênalti no travessão durante os acréscimos.

A classificação de Ceará e Fortaleza não é novidade, considerando a força expressa do futebol cearense nos últimos anos, que se reflete na Série A. Campeão da Copa do Nordeste em 2019, o Leão do Pici já tinha sido semifinalista em 2020, quando perdeu o clássico. O Ceará, por sua vez, conquistou o título em 2020 e 2015, além de, entre uma taça e outra, também ter pintado na semifinal em 2018.

O Bahia se mantém entre os times mais competitivos do Nordestão, em quatro das últimas seis finais, embora tenha levado o título apenas em 2017 neste período – perdendo duas decisões para o Vozão. Somente o Vitória, pelo momento recente, foge um pouco dos prognósticos, retornando às semifinais pela primeira vez desde 2017. Ainda assim, é preciso respeitar o maior campeão da Lampions League, com quatro taças – erguidas em 1997, 1999, 2003 e 2010.

Vale lembrar também que essa situação de um estado contra outro nas semifinais do Nordestão não é inédita. Em 2002, houve um Bahia x Pernambuco. Bahia e Vitória avançaram contra Náutico e Santa Cruz, com a taça ficando com o Tricolor. Já em 2003, aconteceu um Bahia x Rio Grande do Norte, com Vitória e Flu de Feira passando por América de Natal e ABC, até a conquista rubro-negra. Já em 2017, baianos e pernambucanos se concentraram em cada chave, com triunfo do Bahia sobre o Vitória e do Sport sobre o Santa Cruz.

As semifinais da Copa do Nordeste acontecerão no próximo final de semana. Tanto Ceará quanto Fortaleza jogarão em casa na partida única, por terem as melhores campanhas na fase de grupos. Já a decisão, em jogos de ida e volta, acontecerão nos dias 1° e 8 de maio. Sabe-se desde já que um antigo campeão da Lampions League somará uma taça a mais à sua galeria de conquistas.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo