‘Ele voltou’: Coutinho anota pintura e é protagonista em classificação do Vasco na Copa do Brasil
Com dois gols do camisa 11 e um de Rayan, Cruzmaltino bate Nova Iguaçu no Nilton Santos

Em sua melhor atuação coletiva neste início de temporada, o Vasco bateu o Nova Iguaçu por 3 a 0, no Nilton Santos, e garantiu vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Autor de dois gols, um de pênalti e outro de fora da área, Philippe Coutinho foi o grande nome do triunfo cruzmaltino.
O camisa 11, bastante criticado pelas atuações discretas e apagadas desde que retornou ao Gigante da Colina, ganhou elogios pelo desempenho desta quarta-feira (5). Nas redes sociais, torcedores vascaínos celebraram o ótimo jogo do meia.
“Menino Couto voltou obrigado senhor”, escreveu um cruzmaltino. “Voltou querendo demais, Coutinho tem que ser o cara desse time”, publicou outro.
Coutinho não marcava dois gols em um mesmo jogo desde 2023. Na opinião de muitos torcedores, a partida contra o Nova Iguaçu pode significar um recomeço para o meia no Vasco. O veterano tem nove jogos e quatro gols em 2025.
Emprestado ao clube carioca até o meio deste ano, Coutinho se tornou uma das prioridades da diretoria para a sequência da temporada. A intenção é estender o empréstimo pelo menos até o final do ano. O vínculo do jogador com o Aston Villa se encerra em junho de 2026.
Vasco faz primeiro tempo de almanaque
O Vasco começou devagar, mas bastou encaixar um ataque para abrir a porteira no Nilton Santos. Aos nove minutos, Nuno Moreira recebeu na intermediária e achou lindo passe para Rayan, que tocou na saída do goleiro Lucas Maticoli.
Pouco depois, com 17′ no relógio, veio o segundo gol. Sidney agarrou Vegetti na área, e o árbitro apontou para marca da cal. Philippe Coutinho cobrou no canto, na bochecha da rede, e aumentou a contagem.
O gol de pênalti parece ter dado confiança ao camisa 11, que anotou uma pintura ainda no primeiro tempo. De fora da área, Coutinho acertou lindo chute colocado e encobriu Maticoli: 3 a 0 justo e incontestável na etapa inicial.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Vasco administra vantagem e confirma classificação
Com o pé no freio na volta do intervalo, o Vasco administrou a enorme vantagem construída durante a etapa complementar. Carille promoveu mudanças na equipe e deu minutagem a alguns atletas. O angolano Loide Augusto, por exemplo, fez seu segundo jogo com a camisa vascaína.
Outra cara nova para temporada, Benjamín Garré também ganhou oportunidade, assim como Payet e Jair.
Vitória elástica para dar moral para o clássico do fim de semana. Afinal, o Vasco precisará mais do que nunca do bom funcionamento de seu ataque para eliminar o Flamengo.
E agora, Vasco?
Garantido na terceira fase da Copa do Brasil, o Vasco agora vira a chave e foca as atenções na semifinal do Campeonato Carioca. A equipe cruzmaltina enfrenta o Flamengo, neste sábado (8), a partir das 17h45 (horário de Brasília), no Maracanã.
Derrotado por 1 a 0 no jogo de ida, o Gigante da Colina terá que vencer por dois ou mais gols de diferença se quiser assegurar vaga na final.