Porto Velho conta com atuação de gala de goleiro e faz história ao eliminar o Remo da Copa do Brasil
No outro jogo desta terça-feira, Botafogo-SP contou com noite inspirada de Alex Sandro e buscou virada diante do Nova Venécia-ES

A Copa do Brasil 2024 teve início nesta terça-feira (20), com dois jogos da primeira fase. No Estádio Aluízio Ferreira, em Rondônia, o Porto Velho bateu o Remo por 1 a 0 e segue vivo no mata-mata nacional. O Leão Azul, tradicional clube do Pará, precisava de apenas um empate para avançar na competição. Contudo, sofreu gol cedo, parou no goleiro Digão e acabou surpreendido pela primeira zebra desta edição do torneio.
Favorito antes da bola rolar, o Remo decepcionou seu torcedor ao cair logo na estreia da Copa do Brasil. No entanto, vale destacar que esta não é a primeira vez que o clube azulino deixa a competição ainda na fase inicial. Das 33 edições que o Leão disputou, esta foi 12ª queda precoce (na primeira fase) dos remistas. De 2013 a 2017, o clube paraense foi eliminado na estreia em cinco anos consecutivos.
Mandante da partida, o Porto Velho soube se impor nos primeiros minutos e conseguiu abrir o placar. O gol foi marcado por Fagner, de cabeça. Em boa cobrança de falta, Marco Antônio cruzou fechado da ponta direita e o volante se antecipou à Ligger para colocar no canto alto de Marcelo Rangel. Nas cordas e pressionado após ser vazado no começo do jogo, o Remo apostou nas bolas aéreas, mas parou em excelente atuação do goleiro Digão.
O camisa 1 do Porto Velho realmente estava em tarde inspirada. Com defesas de alto grau de dificuldade, parou Marco Antônio, Ytalo, Ribamar e Echaporã. O Remo não foi eliminado por falta de tentativa. A equipe visitante bombardeou os donos da casa no segundo tempo, contudo não contava com os milagres de Digão debaixo das traves. Dono de 1,96 m de altura, o goleiro tem passagens por grandes times do futebol brasileiro, como Botafogo, Flamengo e Ponte Preta, nas categorias de base.
Com o resultado, o Porto Velho fez história, já que repetiu o feito de Genus e Ulbra, únicas equipes de Rondônia que passaram de fase na competição nacional.
Botafogo-SP leva susto, mas busca virada no Espírito Santo e elimina Nova Venécia
No segundo jogo do dia, o Botafogo-SP venceu o Nova Venécia de virada, por 2 a 1, e também se classificou para a próxima fase da Copa do Brasil. O duelo aconteceu no Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, no Espírito Santo.
Precisando do resultado para ficar com a vaga, os capixabas tomaram a iniciativa, se atiraram ao ataque e abriram o placar aos 11′. Em falha coletiva da defesa do time paulista, Geisandro recebeu sozinho pela esquerda e cruzou. A bola passou por toda a zaga tricolor e chegou em Diego Fernandes, que completou para as redes. . Em desvantagem, o Botafogo-SP passou a pressionar o Nova Venécia, mas cedia espaços nos contra-ataques do Leão, que desperdiçou duas boas chances de ampliar, com o próprio Diego Fernandes e Renatinho.
Os visitantes voltaram melhor para a etapa complementar e, em cinco minutos, criaram mais do que em todo o primeiro tempo. A virada começou aos 13′. Jean foi acionado em velocidade pela esquerda, cruzou rasteiro e encontrou Alex Sandro, que não desperdiçou e deixou tudo igual. O empate não interessava ao Nova Venécia, que se lançou ao ataque, mas acabou punido na defesa. Inspirado, Alex Sandro marcou o segundo após receber lançamento longo e driblar o goleiro Wagner Andrade. Vitória maiúscula e classificação na bagagem do Botafogo-SP.
MAIS UM CLASSIFICADO NA #CopaBetanoDoBrasil! ✅
O Pantera venceu o Nova Venécia de virada e está garantido na segunda fase. Vem comigo, @botafogofsa! pic.twitter.com/n5qioVJCkt
— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) February 21, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Quem serão os adversários de Porto Velho e Botafogo-SP na segunda fase?
Na próxima fase, o Porto Velho vai encarar River-PI ou Ypiranga-RS, que se enfrentam nesta quarta-feira (21), às 16h (horário de Brasília). Já o Botafogo-SP aguarda o vencedor de Anápolis x Tombense.