Copa do Brasil

Espelho de 2019 e visitante indigesto: os trunfos do Flamengo para a Copa do Brasil

Flamengo precisa se apoiar na mística de alguns fatores para tentar o título da Copa do Brasil e salvar o ano

A espera acabou, e o Flamengo terá a possibilidade de conquistar seu primeiro título em 2023 neste domingo (24), às 16h (de Brasília), diante do São Paulo, no Morumbi. Depois de bater na trave na Taça Guanabara, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca, o Rubro-Negro precisa do título da Copa do Brasil para salvar o ano. Para isso, a equipe de Sampaoli tem alguns trunfos.

O retorno de Arrascaeta, claro, é o principal deles, já que o Flamengo pode voltar a ter o quarteto de 2019 em campo, que encantou a América naquela oportunidade. Everton Ribeiro, Gabigol e Bruno Henrique, além do uruguaio, são pilares de uma geração vitoriosa do clube. No mais, é importante citar que a campanha do Rubro-Negro como visitante na Copa do Brasil, com Sampaoli, é perfeita.

Espelho do passado é esperança para o futuro no Flamengo

Desde que Rodolfo Landim assumiu o clube, em 2019, o Flamengo tem sido protagonista e conquistou títulos em todas as temporadas. Claro que, em 2021, o Rubro-Negro acabou levantando “apenas” o Carioca e a Supercopa do Brasil, mas a jornada atual nem isso reservou aos torcedores. Por isso, a equipe aposta nas mesmas válvulas de escape para manter a escrita.

Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol foram peças chave em praticamente todos os 11 títulos conquistados pelo Flamengo desde 2019. O quarteto mágico, no entanto, esteve muito separado em 2023 e não atuou em quase nenhuma partida junta. A final da Copa do Brasil é uma chance para relembrar os velhos tempos, em duelo com cara de “Última Dança” para diversos jogadores do elenco, incluindo o camisa 7. 

Existe a possibilidade do Flamengo entrar em campo com os quatro, ou apenas um. Só Bruno Henrique é considerado titular absoluto no time de Sampaoli, enquanto Gabigol e Everton Ribeiro brigam por vagas no ataque e no meio-campo, respectivamente. Arrascaeta está retornando de lesão, e deve atuar por apenas 45 minutos, se não forçar.

Dessa forma, um provável Flamengo para a partida deste domingo é: Matheus Cunha (Rossi), Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Erick Pulgar, Gerson, Everton Ribeiro (Victor Hugo) e Arrascaeta (Thiago Maia); Bruno Henrique e Pedro (Gabigol). 

Arrascaeta, Gabigol, Bruno Henrique e Everton Ribeiro, o quarteto que encantou a América em 2019 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Flamengo é visitante indigesto na Copa do Brasil

Ainda que tenha perdido a estreia na Copa do Brasil, diante do Maringá, fora de casa, o Flamengo foi praticamente perfeito longe de seus domínios nesta edição. Vale destacar que o Rubro-Negro era comandado por Vítor Pereira quando caiu no primeiro desafio do torneio, ou seja, a campanha de Sampaoli pode ser considerada um verdadeiro “gabarito”.

Ainda que o trabalho não seja bom, o Flamengo conseguiu resultados expressivos fora de casa. Nas oitavas de final, por enfrentar o rival Fluminense, o Rubro-Negro não teve que sair do Maracanã, e conseguiu um empate em 0 a 0 quando era visitante. A igualdade impulsionou a equipe de Sampaoli a uma vitória na volta, com a força de sua torcida, que garantiu a classificação para as quartas de final.

Depois disso, o time emplacou duas vitórias impressionantes fora de casa. A primeira foi em território “hostil”, na Ligga Arena, novo nome da Arena da Baixada, quando o Flamengo venceu por 2 a 0 com Gabigol protagonista e eliminou de vez o Athletico da competição. A segunda veio na melhor atuação do Rubro-Negro carioca com Sampaoli, em novo 2 a 0, dessa vez diante de um forte Grêmio, em Porto Alegre.

A grande exibição. Photo: Pedro H. Tesch/AGIF/Sipa USA – Photo by Icon sport

Relembre a campanha do Flamengo na Copa do Brasil

  • Maringá 2 x 0 Flamengo – 13/04 – Willie Davids
  • Flamengo 8 x 2 Maringá – 26/04 – Maracanã
  • Fluminense 0 x 0 Flamengo – 16/05 – Maracanã
  • Flamengo 2 x 0 Fluminense – 01/06 – Maracanã
  • Flamengo 2 x 1 Athletico – 05/07 – Maracanã
  • Athletico 0 x 2 Flamengo – 12/07 – Ligga Arena
  • Grêmio 0 x 2 Flamengo – 26/07 – Arena do Grêmio
  • Flamengo 1 x 0 Grêmio – 16/08 – Maracanã
  • Flamengo 0 x 1 São Paulo – 17/09 – Maracanã

Dá para sonhar?

Pensando no desempenho atual do Flamengo, é difícil achar que o time vai conseguir a épica no Morumbi. Ainda que seja um visitante indigesto, ainda que tenha toda a mística de um quarteto tão vitorioso, ainda que jogue a vida em uma temporada marcada por fracassos, o time de Jorge Sampaoli é um deserto de ideias. Para o torcedor, no entanto, toda esperança é válida.

Por ter perdido a ida no Maracanã, o Flamengo precisará vencer para, pelo menos, levar a decisão do título da Copa do Brasil para os pênaltis. Qualquer triunfo acima de dois gols de diferença dá o caneco ao Rubro-Negro, enquanto qualquer empate ou derrota deixa a taça no Morumbi.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo