Copa do Brasil

Diniz já fez golaço contra adversário do Fluminense na Copa do Brasil

À época meia, técnico do Fluminense marcou um dos gols da goleada do Tricolor sobre o Sampaio Corrêa na mesma Copa do Brasil, em 2002

O sorteio da Copa do Brasil definiu o Sampaio Corrêa como adversário do Fluminense na terceira fase. A viagem para São Luís, no Maranhão, será longa, mas ao menos o Tricolor decidirá em casa contra a “Bolívia Querida”, apelido do time nordestino. As duas equipes já se enfrentaram pela competição há 22 anos, quando Fernando Diniz, hoje técnico, era meia-esquerda do Flu.

O time comandado por Oswaldo de Oliveira ainda estava em formação em fevereiro de 2002 quando o Tricolor, que fora o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de 2001, estreou na Copa do Brasil do ano de seu centenário com derrota por 2 a 1. O início ruim de temporada fez a torcida protestar na véspera do jogo da volta. Nas Laranjeiras, a torcida invadiu o campo e cobrou o lateral-direito Flávio e o atacante Caio Ribeiro.

Torcida do Fluminense protestou nas Laranjeiras antes de jogo contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil, em 2002 - Foto: Acervo O Globo
Torcida do Fluminense protestou nas Laranjeiras antes de jogo contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil, em 2002 – Foto: Acervo O Globo

O diretor de futebol era outro personagem do Flu atual: Paulo Angioni, que apaziguou os ânimos com uma reunião entre Oswaldo, lideranças da torcida organizada e do elenco.

 — É direito deles expor o que pensam, educadamente — disse Angioni ao Jornal O Globo.

O Maracanã recebeu o jogo da volta, e o Fluminense precisava vencer. Não só conseguiu como goleou o Sampaio Corrêa por 5 a 1, com gols de Magno Alves (2), Fernando Diniz, Júlio César e Caio. E o atual treinador do Flu fez um golaço.

Em 2002, Diniz fez golaço pelo Fluminense contra o Sampaio Correa

O clima era tenso, mas Fernando Diniz brilhou no Maracanã. O atual treinador do Fluminense fez um golaço para marcar o terceiro do Tricolor, que saíra atrás no placar, e colocar o time à frente no confronto agregado. Depois, ele ainda daria os passes para o gol de Caio, que fechou a goleada.

Saiba datas e premiação da terceira fase da Copa do Brasil

A terceira fase da Copa do Brasil será disputada em jogos de ida e volta, que serão realizados nas semanas de 1º e 22 de maio. Os mandos de campo foram sorteados em grupos. A ideia era impedir a existência de conflitos de datas entre times da mesma cidade.

Sorteio na sede da CBF definiu os 16 confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil (Foto: Staff Images/CBF)
Sorteio na sede da CBF definiu os 16 confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil (Foto: Staff Images/CBF)

Assim como em 2002, o jogo de ida será no Castelão, onde o Sampaio Corrêa manda seus jogos. O Fluminense decidirá em casa, no Maracanã.

Todos os times receberão R$ 2,2 milhões pela participação na terceira fase. Quem se classificar recebe mais R$ 3,4 milhões. O orçamento do Fluminense para 2024 prevê que a equipe alcançará ao menos as oitavas de final em 2024, assim como foi em 2023.

Histórico do Fluminense na Copa do Brasil

  • Campeão em 2007
  • Vice-campeão em 1992 e 2005
  • Semifinalista em 2015 e 2022
  • 28 participações
  • 171 jogos — 88 vitórias, 42 empates e 41 derrotas
  • Aproveitamento de 59,6%
Fluminense foi campeão da Copa do Brasil em 2007 - Foto: Divulgação/Fluminense FC
Fluminense foi campeão da Copa do Brasil em 2007 – Foto: Divulgação/Fluminense FC

Fluminense terá sequência dura de viagens

A viagem de mais de 3000km para São Luís do Maranhão era uma das mais longas possíveis para o Fluminense na Copa do Brasil. E o jogo ainda será entre dois confrontos do Campeonato Brasileiro no sudeste, com mais duas partidas da Libertadores também próximas.

Em um mês, o Tricolor terá cinco viagens a fazer, sendo duas internacionais para Paraguai e Chile e uma tão longa quanto para o Maranhão. A sequência de viagens promete ser dura para o Flu.

  • Fluminense x Vasco — 20/04 — Maracanã, Rio de Janeiro;
  • Cerro Porteño x Fluminense — 25/04 — La Nueva Olla, Assunção, Paraguai;
  • Corinthians x Fluminense — 28/04 — Neo Química Arena, São Paulo;
  • Sampaio Corrêa x Fluminense — 01/05* — Castelão, São Luís;
  • Fluminense x Atlético-MG — 04/05 — A confirmar**;
  • Colo-Colo X Fluminense — 09/05 — Monumental, Santiago, Chile;
  • São Paulo x Fluminense — 13/05 — Morumbi, São Paulo
  • Fluminense x Cerro Porteño — 16/05 — Maracanã, Rio de Janeiro;
  • Fluminense x Juventude — 19/05 — Maracanã, Rio de Janeiro.
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo