Arbitragem deixa técnicos de Corinthians e São Bernardo insatisfeitos em duelo na Copa do Brasil
Com ausência do VAR e árbitro 'nervoso', São Bernardo x Corinthians teve erros e festival de cartões
A arbitragem de Bráulio da Silva Machado, na vitória do Corinthians sobre o São Bernardo por 2 a 0, não agradou a nenhum dos dois lados. O principal motivo: a ausência do VAR. Na segunda fase da competição, as partidas não contam com auxílio do árbitro de vídeo e, por isso, estão mais sujeitas a erros. O confronto da última quinta-feira (14) foi um exemplo do quanto a tecnologia faz falta em tomadas de decisão dentro do campo.
Um lance capital da partida, que poderia ter mudado a história do confronto, foi a expulsão de Rodrigo Garro. O meia recebeu o segundo amarelo aos 43 minutos do 1º tempo, em uma disputa normal de bola, e foi expulso. O técnico António Oliveira, que não concordou com expulsão do camisa 10, criticou a falta do auxílio do vídeo.
No fim da partida, o Corinthians teve outro lance problemático. Yuri Alberto teve um gol anulado por impedimento, que não pôde ser revisado por falta do VAR. No entanto, analisando as imagens da transmissão, o zagueiro do São Bernardo comete um erro técnico e não apenas desvia a bola para Yuri Alberto. Ou seja, mais uma vez o vídeo poderia ter evitado a confusão.
— Não vou tecer qualquer comentário sobre a arbitragem, faz o seu trabalho, o melhor que sabe. Eu acho é que função de árbitro não é fácil. Muito mais ainda sem o auxílio do VAR. Não gostaria de ser árbitro. Se existe um elemento no campo do jogo que não pode errar é ele. Tudo cai sobre ele, todas as revoltas e frustrações batem nele. Também acho que ele deve zelar pela saúde do jogo, é mais bonito ver um jogo 11 x 11 do que condicioná-lo de forma desnecessária como foram aqueles cartões amarelos — analisou o técnico do Timão em coletiva de imprensa após a classificação.
São Bernardo x Corinthians – Copa do Brasil 2024
Árbitro: Bráulio da Silva Machado
GOL MAL ANULADO de Yuri Alberto. O zagueiro tinha TOTAL condição de dominar e jogar, é o chamado "erro técnico" e tira o impedimento.
Não é "defesa deliberada". pic.twitter.com/WluGbvI6xW— Erros contra o Corinthians (@erroscontra) March 15, 2024
Mais tarde, perto do fim da segunda etapa, o próprio António acabou levando a segunda advertência, por reclamação, e também foi obrigado a deixar o gramado.
— Em relação a mim, eu nem vou comentar. Já estou no Brasil há quatro anos, vou começar meu quinto Brasileirão, e os árbitros já me conhecem. Acho que o comportamento deles deve ser igual para todos, sem olhar as caras. Se for assim, estou aqui para ajudá-los, dentro da minha forma de ser e estar, isso não vou mudar. Acho que eles devem zelar pela saúde do jogo, não condicionar com uma expulsão aqui ou ali — acrescentou o treinador português.
Zanardi concorda com expulsões, mas aponta nervosismo do árbitro
Já do lado da equipe eliminada, o técnico Márcio Zanardi concordou com as decisões de Bráulio, que também expulsou um de seus jogadores. Hélder, do São Bernardo, levou dois cartões amarelos, um por uma falta no primeiro tempo e, no segundo, um toque na mão decretou sua expulsão. No entanto, Zanardi apontou um certo nervosismo do árbitro.
— Eu achei o Bráulio um pouco nervoso, distribuindo os meus cartões ali, mas enfim… Não sou eu que controlo essa situação, mas ficou um jogo bem complicado ali dos dois lados.
Bráulio aplicou festival de cartões
Na última quinta-feira, Bráulio aplicou 12 cartões (sendo dois vermelhos), somando as punições aplicadas aos dois lados, de Corinthians e São Bernardo. O alto número de advertências parece fazer parte do “modus operandi” do juiz, que praticamente não interrompe a partida para dar broncas verbais aos jogadores.
Contra o Timão, o árbitro tem um retrospecto altamente punitivo. Ele já apitou 17 partidas do clube alvinegro e, no geral, aplicou 31 cartões, sendo dois deles vermelhos. Bráulio tem a antipatia de boa parte da Fiel.
Agora o senhor Bráulio:
– Expulsou Garro
– Expulsou Helder
– Não expulsou o Fagner
– Expulsou António OliveiraÁrbitro ou SHOWMAN? Gosta hein…
— Craque Neto (@10neto) March 15, 2024