Copa do Brasil

Corinthians tem Renato Augusto, e muitas vezes isso basta: 2 a 1 no São Paulo

Renato Augusto faz o segundo gol da vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o São Paulo no primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil, em Itaquera

O Corinthians tem Renato Augusto, e muitas vezes isso basta. Não foi a primeira e provavelmente não será a última vez que o camisa 8 compensou muitos erros e fragilidades do time e decidiu a vitória na Neo Química Arena. Na noite desta terça-feira (25), a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo teve dois gols dele e um de Luciano no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Corinthians passa aperto, mas tem um craque

Foi um daqueles clássicos nervosos, costumeiros em jogos de mata-mata: um rival começa bem, o outro reage, mas as chances de perigo real são poucas apesar dos vários lances de tensão, bola na área e finalizações de longe. Para além dos três gols, o Majestoso teve muita disputa e alguma confusão.

O Corinthians ameaçou uma pressão logo no início, mas perdeu ritmo logo que a marcação adversária se encontrou melhor. O tempo foi passando, a empolgação alvinegra também, o volume na Arena diminuiu, e o São Paulo aos poucos foi tomando conta da bola e do meio-campo.

Já passava da meia hora quando alguém acertou o primeiro chute na direção do gol. Alguém, não, que chamar assim seria desrespeito com Renato Augusto, que balançou de costas para a marcação e abriu espaço para um chute forte de fora da área. Para o azar dele, Rafael caiu bem e espalmou.

Minutos depois, em compensação, Cássio trabalhou pela primeira vez após chute de longe de Luciano. A esta altura o Corinthians se encolhia na defesa e marcava com dez enquanto o São Paulo ditava o ritmo. Foram dois erros de passe seguidos na saída de bola antes de Pablo Maia arriscar um chutaço que passou perto.

O segundo tempo começou em festa na Neo Química Arena. Luxemburgo voltou com Adson no lugar de Ruan Oliveira, e a mudança fez efeito em três minutos. Maycon dominou um cruzamento errado de Adson e ajeitou para Renato Augusto chutar com precisão e abrir o placar. Era o gol do alívio do Corinthians, depois de muita tensão e algum aperto.

Um lance específico poderia ter dobrado a vantagem aos sete minutos. O Corinthians saiu rápido em contra-ataque, e Yuri Alberto recebeu com campo aberto na direita. Róger Guedes surgiu livre do outro lado, mas Yuri, na hora de virar o jogo, mandou em cima da marcação. O desperdício custou caro: não demorou quase nada, Luciano arriscou outro chute de longe e deu uma sorte enorme porque a bola que bateu na trave voltou no pé de Cássio e entrou.

A virada do São Paulo só não saiu porque o chute cruzado de Arboleda passou em frente ao gol sem entrar, aos 27 minutos. Depois, de novo, o Tricolor invadiu a área trocando passes e só parou na defesa de Cássio, após chute fraco de Luciano. Aos 36, quando o jogo parecia escorrer por entre os dedos corintianos, Renato Augusto decidiu de novo: recebeu um lançamento longo de Murillo, contou com o erro de Caio Paulista e mandou de bico para desempatar. Daí em diante, foi só festa na Neo Química Arena.

Corinthians embala com bons resultados

O Corinthians chega a seis jogos sem perder, com cinco vitórias e um empate. O Alvinegro abre vantagem na Copa do Brasil e vai jogar por um empate no Morumbi, daqui a três semanas, quando reencontrar o rival para o jogo que vale vaga na final. Antes disso, tem compromissos tanto pelo Brasileirão quanto pela Sul-Americana, o primeiro deles contra o Vasco da Gama, às 18h30 (de Brasília) deste sábado (29), pela 17ª rodada do campeonato nacional.

São Paulo vive situação inédita

Pela primeira vez nesta Copa do Brasil, o São Paulo terá de reverter uma derrota no jogo da volta. Para se classificar, o Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença no segundo duelo da semifinal, e uma vitória simples leva a decisão aos pênaltis. Antes da semifinal decisiva, o Tricolor tem a primeira decisão das oitavas de final da Sul-Americana, contra o San Lorenzo, na Argentina, e compromissos pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro deles é contra o Bahia, às 11h do domingo, no Morumbi.

Estatísticas de Corinthians 2 x 1 São Paulo – Copa do Brasil 2023

Posse de bola: Corinthians 42% x 58% São Paulo
Chutes: Corinthians 5 x 15 São Paulo
Chutes a gol: Corinthians 4 x 2 São Paulo
Gols: Corinthians – Renato Augusto (48’ e 81′); São Paulo – Cássio (contra, 55’)

Foto de Arthur Sandes

Arthur Sandes

Arthur Sandes é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e um dos vencedores do Troféu Aceesp em 2021, na categoria Matéria do Ano. Passou por Gazeta Esportiva, UOL e atualmente está na cobertura diária do Corinthians na Trivela.
Botão Voltar ao topo