Copa do Brasil

Corinthians arrebenta, Furacão vira, Hulk e Pikachu resolvem: Um resumão da quarta de Copa do Brasil

Corinthians teve a grande atuação coletiva da noite, mas as individualidades de Hulk e Pikachu também se sobressaem

As aguardadas oitavas de final da Copa do Brasil tiveram início nesta quarta-feira. E as partidas de ida ofereceram, de fato, uma noite marcante – ainda que sem o mesmo sabor para os rivais que se enfrentaram. O grande resultado foi emplacado pelo Corinthians, com os 4 a 0 sobre o Santos, a maior goleada do clássico em 17 anos. O Fortaleza também desfrutou de uma boa vantagem com os 2 a 0 sobre o Ceará, em noite de Yago Pikachu e de Marcelo Boeck. O Atlético Mineiro contou com a atuação espetacular de Hulk, embora o desconto do Flamengo deixe o embate mais aberto com o placar de 2 a 1. Já o Athletico Paranaense buscou a virada por 2 a 1 sobre o Bahia na Fonte Nova e volta para casa com uma situação favorável. Sem gols, só mesmo o Atlético Goianiense 0x0 Goiás, apesar de boa movimentação em Goiânia.

O Corinthians é quem se aproxima mais da classificação. E o time de Vítor Pereira deu motivos para a torcida se empolgar na Neo Química Arena, com a melhor atuação dos corintianos sob as ordens do treinador. O placar de 4 a 0 veio com méritos, sobretudo pelo primeiro tempo excelente dos anfitriões. O Corinthians imprimiu um ritmo mais alto e teve repertório, o que logo resultou em gols. Depois de algumas boas chances perdidas, o desenho da goleada veio com Mantuan, Giuliano e Raul Gustavo. Já num segundo tempo mais tranquilo, os corintianos ainda contaram com a expulsão de Zanocelo, até que Giuliano fechasse a contagem.

O Fortaleza também deu um grande passo em seu clássico, mesmo que o placar tenha sido mais modesto no Castelão. Os 2 a 0, mesmo assim, saem de bom tamanho para o Leão do Pici diante do Ceará. O primeiro tempo contou com sua dose de equilíbrio, com boas chances para os dois times e intervenções decisivas dos goleiros. Já na segunda etapa, mesmo que os arqueiros seguissem trabalhando, Yago Pikachu sublinhou o ano fantástico que atravessa com os tricolores. Marcou dois gols e encaminhou o triunfo, embora Marcelo Boeck também tenha sido importante para evitar qualquer sobrevida ao Vozão, operando seu segundo milagre na noite.

O Atlético Mineiro cumpriu seu dever no Mineirão, ao derrotar o Flamengo por 2 a 1. Num duelo entre duas equipes com seus problemas, Hulk preponderou com sua qualidade. O Galo jogava pelos contra-ataques e achou um excelente logo de início, com Hulk aproveitando os buracos na defesa para mandar seu balão por cobertura às redes. O Fla tinha dificuldades para responder, mesmo com a posse, até que o segundo tempo guardasse mais um tento dos atleticanos – agora numa jogadaça de Hulk, fazendo fila e cruzando para a testada de Ademir. Lázaro saiu do banco e reduziu o prejuízo dos rubro-negros, que saem aliviados por evitarem um rombo maior, mas cientes do muito a se melhorar. Os mineiros mandaram bola na trave no fim e flertaram com o terceiro.

O único visitante a vencer foi o Athletico Paranaense. E o passo do Furacão também foi ótimo, com os 2 a 1 de virada sobre o Bahia na Fonte Nova. Os tricolores saíram em vantagem muito cedo, numa falta cobrada por Lucas Mugni. Os rubro-negros, no entanto, reagiram de imediato e conseguiram a reviravolta antes do intervalo. Christian e Pedro Rocha marcaram os gols, com a participação importante também de Khellven pelas assistências. Apesar do controle dos baianos no segundo tempo, os paranaenses ainda criaram a melhor oportunidade para aumentar a conta.

Por fim, Atlético Goianiense e Goiás ficaram no 0 a 0 dentro do Antônio Accioly. O placar esconde o que foi um clássico bastante movimentado, com 28 finalizações. Os rubro-negros tiveram maior controle da bola e arriscaram mais chutes. Todavia, os esmeraldinos equilibraram a quantidade de chances e geraram também perigos evidentes para sair com o resultado. Fica a abertura para o reencontro. As partidas de volta acontecerão a partir de 12 de julho. Já as partidas de ida serão complementadas com Fluminense x Cruzeiro e São Paulo x Palmeiras nesta quinta, além de América Mineiro x Botafogo na próxima semana.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo