Copa do Brasil

Contra o Água Santa, Vasco inicia sequência de decisões que valem o primeiro trimestre do clube

Antes de iniciar a disputa das semifinais do Carioca, o Vasco recebe o Água Santa, nesta quinta, em São Januário, pela segunda fase da Copa do Brasil

O Vasco vai iniciar, nesta quinta-feira (7), uma sequência de decisões que podem valer o primeiro trimestre do clube em 2024. Às 20h (horário de Brasília), o Cruz-Maltino recebe o Água Santa, em São Januário, pela segunda fase da Copa do Brasil. Depois de alcançar o primeiro objetivo do ano, que era chegar na semifinal do Campeonato Carioca, que já inicia no próximo domingo (10), o Vasco agora quer seguir vivo na competição nacional, outra meta do clube para a temporada.

No começo de 2024, o Vasco decidiu, internamente, alguns objetivos esportivos para a temporada. Um deles era chegar ao menos na semifinal do Carioca, o que clube alcançou no último domingo, ao vencer a Portuguesa, em São Januário. Agora, nos dois próximos fins de semana, o Cruz-Maltino vai encarar o Nova Iguaçu, surpresa no G-4 da Taça Guanabara, valendo uma vaga na decisão do Estadual.

Mas, antes de disso, o Vasco volta as suas atenções para outro objetivo do clube neste começo de 2024: não repetir as últimas campanhas vergonhosas e seguir vivo na Copa do Brasil. Para isso, vai precisar passar pelo Água Santa, às 20h, em São Januário. Nas duas últimas temporadas, o Vasco amargou eliminações frustrantes para ABC-RN e Juazeirense. Ambos aconteceram na segunda fase da Copa do Brasil. Agora, o Vasco quer evitar um novo vexame nesta mesma fase já no começo do ano.

Mais do que isso. O Vasco entende que, na Copa do Brasil, o time pode ir ainda mais longe, dando retorno esportivo e financeiro para o clube carioca. Nos últimos anos, a melhor campanha do Cruz-Maltino aconteceu em 2021, quando chegou nas oitavas de final e acabou eliminado pelo São Paulo. Agora, para o auxiliar técnico Emiliano Diaz, o Vasco precisa brigar por tudo nesta temporada.

– Acho que no ano passado foi uma situação tão tão difícil que o time agora joga com muita pressão e sabe que a gente tem que brigar por tudo. É um objetivo que colocamos na mesa no início do ano. Então, acho que está dando resultado. Todo mundo está trabalhando bem para jogar. Acho que hoje (domingo) os jogadores que não entram estão levantando o time. Porque sabe que se você não está 100%, eles estão preparados também. Isso está levantando o nível do Vasco – disse Emiliano depois da vitória sobre a Portuguesa.

Três dias depois do jogo com o Água Santa, o Vasco já enfrenta o Nova Iguaçu, pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Carioca, no domingo (10), às 18h30, no Maracanã. De acordo com o auxiliar técnico, o elenco do Vasco está pronto para essa sequência de jogo decisivos.

– O grupo está preparado para o início da temporada. O time está bem, então não vai ter problema jogar os dois jogos – disse Emiliano Diaz.

Neta segunda fase da Copa do Brasil, nenhum clube tem vantagem do empate. Quem vencer, avança para a terceira fase. Em caso de igualdade no placar, a decisão será nos pênaltis.

Vasco chega embalado e vai ter São Januário lotado

E, se depender do embalo do time, o Vasco chega mesmo preparado para esta sequências de decisões que podem impactar no planejamento do futebol do clube para a temporada. O Cruz-Maltino, que só sofreu uma derrota até este momento na temporada – justamente contra o Nova Iguaçu, rival nas semifinais do Campeonato Carioca, vem de sete jogos sem perder, com quatro vitórias seguidas, sendo a última delas uma goleada sobre a Portuguesa, em São Januário.

O momento do time, é claro, já empolga a torcida os próximos jogos. Os ingressos para a partida desta quinta, contra o Água Santa, foram esgotados em poucas horas. Além disso, 20 mil entradas também já foram vendidas para o primeiro jogo da semifinal do Carioca, contra o Nova Iguaçu, no Maracanã. A expectativa é de mais um jogo com ingressos esgotados.

Confira a sequência de decisões do Vasco

  • Vasco x Água Santa – Copa do Brasil (jogo único) – quinta-feira, 7 de março de 2024, 20h (horário de Brasília);
  • Vasco x Nova Iguaçu – semifinal do Campeonato Carioca (ida) – domingo, 10 de março de 2024, 18h30 (horário de Brasília);
  • Nova Iguaçu x Vasco – semifinal do Campeonato Carioca (volta) – sábado, 16 de março de 2024, horário a definir;

 

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo