Copa do Brasil

A Juazeirense transformou um 0x3 em 3×3 aos 52 do 2° tempo e completou a épica classificação com virada nos pênaltis

Depois de passar pelo Sport num polêmico jogo pela primeira fase, o Cancão de Fogo desbancou o Volta Redonda na Copa do Brasil

Algumas surpresas que avançaram na primeira fase da Copa do Brasil permitiram duelos mais equilibrados nesta segunda fase. Algoz do Sport num tumultuado jogo, a Juazeirense desafiou o Volta Redonda nesta quarta. Pois desta vez o Estádio Adauto Moraes recebeu um épico. O Voltaço chegou a abrir três gols de vantagem em menos de 20 minutos, mas o Cancão de Fogo reagiu no segundo tempo e buscou o emocionante empate por 3 a 3. Sem apagão desta vez, o gol salvador saiu aos 52 do segundo tempo. Já nos pênaltis, os baianos ganharam por 4 a 2 e avançaram à terceira etapa da competição nacional, num feito inédito.

Apesar de toda a vergonha ocorrida contra o Sport, em que diversos artifícios extracampo influenciaram a vitória, a Juazeirense atravessa um ótimo momento. A equipe lidera o Campeonato Baiano e tentaria manter a boa sequência recente na Copa do Brasil. O Volta Redonda, de qualquer maneira, merecia respeito. Além de ser um clube mais tarimbado nas competições nacionais, o Voltaço também faz um Campeonato Carioca excepcional. É o vice-líder, atrás do Flamengo apenas no saldo de gol, já tendo vencido o Vasco e o Fluminense na campanha.

O Volta Redonda tinha derrotado o Castanhal por 3 a 0 na primeira fase da Copa do Brasil e parecia disposto a repetir o saldo. Em 19 minutos, o placar no Adauto Moraes já apontava 3 a 0 para os fluminenses. Em duas bolas paradas, Luiz Paulo e Gabriel Pereira anotaram os primeiros tentos. Depois, seria a vez de Alef Manga deixar sua marca, reiterando seu papel de destaque neste time do Voltaço. Ainda no primeiro tempo, o técnico Givanildo Sales realizou duas substituições e a Juazeirense dava sinais da reação.

A ressurreição do Cancão de Fogo aconteceu no segundo tempo. No rebote de uma bola na trave, Daniel Nazaré marcou o primeiro aos dez. O Voltaço ainda poderia ter anotado o quarto, até que Wendell fizesse o segundo dos baianos aos 23. O Volta Redonda precisou substituir o goleiro Andrey, após um choque na área aos 30, com o arqueiro levado direto ao hospital. Já o empate dramático da Juazeirense se consumou aos 52. Depois da cobrança de um escanteio, o meia Kanu subiu na área e testou para as redes. Com uma carreira que inclui uma passagem de cinco temporadas pelo Anderlecht, o veterano compensava seu status como “maior contratação da história do Cancão” e garantia a sobrevida rumo aos pênaltis.

Clébson desperdiçou a primeira cobrança da Juazeirense, carimbando o travessão. No entanto, os baianos conseguiriam uma reviravolta. O goleiro Rodrigo Calaça, eterno reserva de Harlei no Goiás, seria o herói. O veterano defendeu com os pés o chute de Marcinho, na segunda batida do Volta Redonda, e logo depois também espalmou o tiro do artilheiro Alef Manga. O Cancão de Fogo não perdeu mais e Kesley fechou o triunfo.

Além do ineditismo do feito, a Juazeirense embolsa R$1,7 milhão. O adversário na terceira fase será conhecido por sorteio. Nesta quarta, a outra surpresa a se classificar foi o Boavista. Carrasco do Goiás na etapa anterior, o clube de Saquarema derrotou o Picos por 1 a 0, gol de Michel Douglas no Piauí. Vasco, Bahia e Vitória também ganharam nesta quarta. Na terça, já tinham avançado Coritiba e Fortaleza.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.