Brasil

Convocação justifica movimento de Luiz Henrique de voltar ao Brasil e jogar no Botafogo

Em alta no Botafogo, Luiz Henrique falou na sua apresentação, em fevereiro, sobre o objetivo se der convocado para a Seleção Brasilera

A volta para o Brasil e o período no Botafogo já parecem ter valido a pena para Luiz Henrique. Em alta no clube carioca, o atacante foi convocado pelo técnico Dorival Júnior para os próximos dois jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Será a primeira oportunidade do atacante de 23 anos na seleção principal.

Contratado pelo Botafogo em fevereiro — na época, o reforço mais caro da história do clube, hoje superado por Thiago Almada —, Luiz Henrique deixou claro na sua apresentação que um dos seus objetivos era ser convocado para a seleção brasileira.

— Ambição lá em cima agora. Expectativa na Seleção… Sempre boto na meta um dia pegar seleção principal, jogar com Neymar, Raphinha. Volto com essa ambição — afirmou Luiz Henrique na sua primeira coletiva pelo Botafogo, em fevereiro.

Antes no Real Betis, da Espanha, Luiz Henrique não havia conseguido o mesmo brilho no futebol europeu. Ele até teve um bom começo de 2024, mas, no total, foram 63 jogos e quatro gols marcados pelo Betis, além de dez assistências.

Agora no Botafogo, depois de um começo irregular, Luiz Henrique virou um dos principais nomes do time de Artur Jorge, que lidera o Campeonato Brasileiro e está nas quartas de final da Copa Libertadores. O atacante tem sete gols e quatro assistências em 36 jogos.

Sonho com Europa, mas não agora

Depois da convocação para a Seleção Brasileira, no começo da tarde desta sexta-feira, Luiz Henrique falou sobre a oportunidade e citou ter mais visibilidade nesta nova fase do Botafogo do que teve na Europa.

Minha volta para o Brasil me deu mais visibilidade para a Seleção Brasileira aqui no Botafogo. Estou jogando muito bem, está todo mundo olhando, o Dorival, a Europa. Então me deu mais visibilidade sim — afirmou Luiz Henrique ao SporTV.

Apesar de ter assinado um contrato de cinco temporadas com o Botafogo, o acordo prevê uma transferência ao Lyon, da França, clube que também pertence a John Textor. No entanto, apesar de ainda manter o desejo de voltar para a Europa, Luiz Henrique disse que não pensa nisso neste momento.

— Eu tenho o sonho sim de voltar para o futebol europeu, mas eu posso fazer minha vida também no Brasil. Por isso eu não penso muito nisso agora. Aqui no Brasil também tem isso. Quero fazer minha carreira no Botafogo, trazer títulos, que merece muito, por isso não penso em Europa — disse Luiz Henrique.

Luiz Henrique é o terceiro convocado da era SAF do Botafogo

O Botafogo, de fato, tem sido uma vitrine para jogadores que sonham com a Seleção Brasileira. Após a transformação em SAF, Luiz Henrique é o terceiro jogador do clube chamado para defender a Seleção.

Em 2023, o goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson também foram convocados. Hoje, os dois estão no Lyon, de Textor, mas não voltaram a ser chamados para a Seleção.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo