Apesar de drama, Botafogo dá mais uma mostra de força ao eliminar o Palmeiras
Depois de abrir 2 a 0, o Botafogo viu o Palmeiras pressionar e empatar no fim, mas conseguiu segurar a vaga nas quartas da Libertadores
Se alguém ainda duvidava do Botafogo, a noite desta quarta-feira mostrou, mais uma vez, como o clube está cada vez mais preparado para brigar por coisas grandes. Foi com muito drama e requintes de crueldade, mas o Botafogo conseguiu segurar o empate com o Palmeiras por 2 a 2, no Allianz Parque, e, graças a vitória no jogo de ida, está nas quartas de final da Copa Libertadores.
Depois a vitória por 2 a 1 no Nilton Santos, no jogo de ida das oitavas de final, Igor Jesus e Savarino marcaram para Botafogo no Allianz Parque. O time de Artur Jorge até fez um bom jogo defensivamente, mas sofreu com a pressão do Palmeiras na reta final da partida.
Flaco López e Rony conseguiram empatar o jogo e, no fim, Gustavo Gómez até marcou o gol da virada, que levaria a decisão para os pênaltis. No entanto, o lance foi anulado após revisão no VAR por toque de mão do próprio zagueiro do Palmeiras. Depois, ainda deu tempo para Gabriel Menino acertar uma falta no travessão.
O que pareceria se encaminhar para mais uma vitória, acabou virando um drama no fim. Mas até nisso é possível ver uma certa evolução do Botafogo. Diferente de outros tempos, principalmente na reta final do Campeonato Brasileiro de 2023, o time de Artur Jorge conseguiu, com muito sofrimento, segurar o empate que deu a classificação para o Botafogo.
Botafogo ainda briga pelo Brasileiro
Líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo agora está a quatro jogos da final da Copa Libertadores. A utilização do time titular no último domingo, no clássico com o Flamengo, pelo Brasileirão, é um sinal claro de que o clube vai tentar buscar os dois títulos, com foco na Libertadores, mas sem esquecer o Brasileiro.
Afinal, John Textor fez um alto investimento para isso. E a partida desta quarta-feira mostrou a importância deste investimento. Com a saída de Luiz Henrique, que sentiu dores na panturrilha direita, Artur Jorge acionou Matheus Martins, que entrou bem e participou do segundo gol do Botafogo.
Artur Jorge ainda pode se dar ao luxo de deixar Tiquinho Soares no banco de reservas. Igor Jesus, o novo titular — por mais que o técnico português não goste de falar isso publicamente –, segue em boa fase e o gol que abriu o placar nesta noite foi mais uma prova disto.
Quem o Botafogo vai encarar na Libertadores?
Agora, após passar pelo Palmeiras, o Botafogo aguarda São Paulo ou Nacional, do Uruguai, nas quartas de final da Copa Libertadores. No primeiro jogo, em Montevidéu, as equipes empataram em 0 a 0. Os times voltam a se enfrentar nesta quinta-feira (22), no Morumbis.
As quartas de final da Copa Libertadores acontecem em setembro. Independente de quem avançar na outra chave, o Botafogo já sabe que fará o primeiro jogo no Nilton Santos.