Brasil

De jogador de Libertadores a promessa do sub-17: conheça os atacantes do Atlético-MG na Copinha

Atlético terá no elenco para a Copinha jogador que já disputou a Copa Libertadores profissional e muito mais

O maior torneio de base do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, começa no início de 2024. Para o Atlético-MG, tricampeão da competição, a bola começa a rolar no dia 4 de janeiro. O Galo já revelou os jogadores que vão fazer parte do elenco na competição, e a Trivela te conta um pouco mais sobre os atacantes do time, que tem até um que já jogou a Copa Libertadores.

O Atlético está no Grupo 18 da Copinha, com sede em Santana de Parnaíba. Os adversários na primeira fase são: Timon, do Maranhão, rival na estreia, dia 4 de janeiro; o Floresta, do Ceará, em jogo no dia 7, e o SKA Brasil, de São Paulo, finalizando o grupo no dia 10. Os principais responsáveis por garantirem os gols do Galo são: Athyrson, Caio Maia, Berê, Jadson, Leandro Domínguez, Porfírio e Louback. A maioria chegou ao clube ainda em 2023. Vale lembrar que o Galinho tem um técnico que chegou ainda mais recente, em novembro, o campeão do mundo pelo Brasil Sub-17, Dalla Déa.

Os atacantes do Atlético na Copinha 2024

  • Athyrson – 19 anos

Camisa nove de origem, Athyrson fez parte da sua formação no Athletico-PR, mas foi contratado pelo Atlético em março de 2023 para o time Sub-20. O jogador se destacou pela versatilidade de atuar em praticamente todas as posições do ataque. Ao todo, realizou 18 jogos e marcou cinco gols, incluindo um logo na sua estreia pelo Galo. Ele chegou a ser inscrito na Libertadores de 2023 em uma das trocas na lista para as oitavas de final. O jogador foi titular em boa parte da temporada e pode ser um dos que vai iniciar na formação inicial na Copinha.

  • Caio Maia – 18 anos

Caio é um dos poucos atacantes que vão disputar a Copinha pelo Atlético que não chegaram ao clube em 2023. Ele, inclusive, disputou a última edição da competição com a camisa alvinegra, sendo reserva. No entanto, no decorrer da temporada passou a ser titular e é outro que pode iniciar a Copinha no time principal. Ele atuou em 24 jogos e marcou três gols.

  • Berê – 20 anos

Atacante mais velho entre os relacionados, Berê é outro que chegou ao Atlético em 2023, após passagem de destaque no Boavista-RJ. O jogador é versátil e pode atuar tanto como extremo quanto centralizado. Demonstrando boa capacidade de drible e finalização, ele é quem chega com a maior chance de ser titular. Guardadas as devidas proporções, ele tem características parecidas com a de Paulinho. Ao todo, atuou em 18 jogos pelo Galo, marcando três gols e dando duas assistências.

  • Jadson – 18 anos

Atacante com menor tempo de casa, Jadson chegou ao Atlético em agosto, após boa temporada pelo Cuiabá. Ele pode atuar como meia-atacante e ponta, sendo jogador de velocidade e drible. Fez apenas cinco jogos, todos saindo do banco, e deve começar da mesma forma na Copinha.

  • Leandro “Jaguar” Rodríguez – 18 anos

Gringo do ataque do Atlético, o venezuelano Leandro Rodríguez chegou ao clube também em agosto, vindo do Monagas, do seu país de origem. Pelo seu clube, já atuava entre os profissionais e entrou em campo em todos os jogos da Libertadores de 2023. Está emprestado com opção de compra e também atuou pouco (4 jogos), devendo começar no banco. É uma aposta atleticana que pode fazer diferença, principalmente por conta da velocidade e do drible, não à toa tem o apelido de “Jaguar”.

  • Porfirio – 18 anos

Outro atacante com características de velocidade e drible, Porfírio chegou ao Atlético em abril, vindo da base do Palmeiras, mas fez apenas três partidas, sendo a última em maio.

  • Lucas Louback – 17 anos

Último e mais jovem dos nomes, mas não menos importante, pelo contrário, talvez o principal, Lucas Louback foi um dos grandes destaques do Atlético na categoria sub-17, atuando em 23 jogos e marcando quatro gols. Louback é quem demonstra mais potencial dentre os atacantes relacionados, mas a baixa idade e a falta de experiência no time Sub-20 geram dúvida se ele será muito aproveitado na Copinha. Pelo que já demonstrou, pode se tornar titular, já que tem velocidade e dribles como pontos fortes. É jogador “de levantar a torcida”, segundo o perfil Vingança Alvinegra, que acompanha de perto a base e fez até um perfil do atacante.

Parceiro de Louback no time sub-17, vale destacar que Kawe, de apenas 16 anos, era cotado para estar junto dos relacionados para a Copinha, mas ficou de fora. Ele teve uma temporada de 25 jogos e 11 gols na categoria, encerrando a temporada com o título da Surf Cup Sub-16, que o Galo disputou na Espanha. Outros dois que poderiam estar na lista são Isaac e Cadu, mas ambos já fazem parte do time profissional. O primeiro, no entanto, está em fim de contrato e vai deixar o clube.

Confira os jogadores inscritos pelo Atlético na Copinha 2024

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo