Como joga Ignacio Laquintana, novo reforço do Santos para a Série B
Atacante uruguaio de 25 anos foi anunciado como reforço do Peixe no final da tarde desta segunda-feira (2)
No último dia da janela de transferências para o futebol brasileiro, o Santos anunciou a chegada por empréstimo do atacante Ignácio Laquintana. Uruguaio de 25 anos, o jogador foi cedido pelo Red Bull Bragantino e assinou contrato com o Peixe até o término da Série B do Campeonato Brasileiro.
Para entender como Laquintana será útil ao ameaçado técnico Fábio Carille, a Trivela conversou com jornalistas que acompanharam de perto toda a passagem do uruguaio pelo time de Bragança Paulista.
Como joga Ignácio Laquintana, reforço do Santos?
Repórter do Correio de Atibaia, Rodrigo Seixas viu a chegada de Laquintana no Red Bull Bragantino e tem propriedade para falar do atleta que costuma atuar pelo lado direito do ataque.
— As principais virtudes do Laquintana são o fôlego e a velocidade. Ele é um atacante que consegue fazer uma corrida de mais de 50 metros, em um fim de jogo, tranquilamente. Tem condicionamento físico para aguentar o pique de um jogo indo ao ataque e voltando à defesa. Essa característica faz dele uma boa opção para executar o trabalho defensivo em auxílio ao lateral-direito do time — explica o jornalista.
Seixas, porém, faz algumas ressalvas sobre as virtudes técnicas do novo reforço santista.
— O Laquintana acelera muito bem as jogadas e até sabe construir boas jogadas por meio da velocidade. O problema é que ele não tem muita qualidade nas finalizações e cruzamentos — acrescenta.
Últimas notícias do Santos:
Lucas Rangel, repórter da TV Vanguarda, tem visão semelhante e sugere aos torcedores do Santos que não esperem dribles desequilibrantes nascendo dos pés do uruguaio.
— Ele teve apenas lampejos com a camisa do Red Bull Bragantino. Tem como característica principal a velocidade, mas tem dificuldades no um contra um. Fazia tempo que não era escalado e ficou fora da lista de relacionados do técnico Pedro Caixinha por um bom tempo. A verdade é que não vai fazer falta ao elenco neste momento — opina Rangel.
Publicado por @santosfcVer no Threads
Desempenho de Laquintana no Bragantino
Questionado sobre o desempenho do uruguaio, Seixas reforça que a saída do atacante não será sentida pela torcida. Principalmente porque Laquintana sofreu com uma lesão no tornozelo que o atrapalhou consideravelmente no clube.
— Aqui no Bragantino ele não conseguiu ter uma passagem brilhante. Não soube se firmar como titular desde que foi contratado. Em 31 jogos, marcou apenas dois gols e passou alguns períodos machucado. A principal lesão foi sofrida no tornozelo logo após a sua chegada. Além desses fatores, ele tinha que disputar posição com Helinho, que é o principal jogador da equipe atualmente — fala Seixas.
Rangel, por sua vez, espera que a experiência com a camisa alvinegra permita ao atacante voltar ao Bragantino mais confiante e adaptado.
— Quem sabe sendo emprestado e adquirindo rodagem, pode ser aproveitado no futuro — diz o jornalista.
Mais de 100 dias no DM
Contratado do Peñarol por 1,5 milhão de dólares no começo de abril do ano passado para substituir Arthur, então vendido ao Palmeiras, Laquintana foi anunciado no dia 3 daquele mês e disputou duas partidas.
Porém, uma lesão no tornozelo fez o uruguaio ficar fora dos gramados por 112 dias.
Por isso, em 2023 o atacante participou de apenas cinco compromissos pelo Red Bull Bragantino. Na atual temporada, Laquintana teve mais oportunidades e desembarcará no CT Rei Pelé com 26 jogos acumulados.