Brasil

Emprestado pelo Vasco, centroavante que brilha em Portugual tem novo interesse do futebol europeu

Emprestado pelo Cruz-Maltino, brasileiro é um dos artilheiros do Campeonato Português pelo Rio Ave

Enquanto se preocupa por não ter um substituto para Vegetti no ataque, o Vasco vê um atacante com quem tem vínculo brilhar no Campeonato Português, a ponto de atrair o interesse de equipes de futebol inglês.

Emprestado pelo clube até o final da temporada europeia, em julho, o atacante Clayton é o grande destaque do Rio Ave em 2024/25. O brasileiro já marcou 17 gols e deu duas assistências em 29 jogos nesta temporada. Não à toa, equipes do segundo e do terceiro escalões da Premier League já fizeram contato com o estafe do jogador para coletar mais informações, conforme apuração da Trivela.

Clayton também está na mira de Porto e Benfica, como noticiou o jornal “A Bola” nas últimas semanas. Ciente do interesse de equipes de fora de Portugal, o clube lusitano já sinalizou formalmente ao Vasco que exercerá a opção de compra de 3 milhões de euros prevista no contrato do atleta, de olho em uma futura venda.

Este é o mesmo valor pago pelo Cruz-Maltino em sua contratação junto ao Casa Pia, de Portugal, em 2024.

O destaque do brasileiro pelo Rio Ave

Clayton vive, talvez, o seu melhor momento da carreira, com a camisa do Rio Ave. O brasileiro acaba de ser eleito o melhor jogador do mês de março pelo clube português.

Por lá, ele briga pela vice-artilharia do Campeonato Português. O atacante marcou 13 gols em 25 jogos na Liga Portugal, contra 15 de Samu, do Porto. O artilheiro isolado é Gyökeres, do Sporting, com 30.

— É um reconhecimento importante, mas vencer é o que vale de verdade para mim. Saber que meu trabalho tem contribuído para os resultados do time é gratificante e me motiva a querer mais — afirma o atacante, via assessoria de imprensa.

Clayton Silva foi o último reforço do Vasco na janela de transferências do começo de 2024 (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Clayton teve passagem apagada pelo Vasco

Se o Vasco tem uma grave carência de atacantes no elenco, também é verdade que Clayton teve uma passagem discreta pela Colina. Os números que ele soma em Portugal contrastam com o seu desempenho em São Januário.

Contratado pelo clube em março de 2024, o jogador atuou em apenas oito partidas pelo Cruz-Maltino. Destes, foi titular apenas contra o Juventude, quando atuou 90 minutos, mas teve uma atuação muito abaixo do esperado. Nas chances em que esteve em campo, o atacante pouco fez para mostrar que deveria receber mais oportunidades.

Desde a volta de Clayton para o futebol português, Vegetti segue sem um reserva de ofício. A preocupação com o condicionamento físico e o descanso do artilheiro de 36 anos é notória. Nas poucas vezes em que é substituído, o técnico Fábio Carille tem optado por usar o jovem Rayan, ponta direita, improvisado de camisa 9.

Clayton não deixou saudade no Vasco, mas vive boa fase em Portugal
Clayton não deixou saudade no Vasco, mas vive boa fase em Portugal. Fotos: IMAGO. Arte: Trivela/Azzuu

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo