O que é a celulite facial, que pode tirar David de mais um jogo do Vasco?
Atacante do Vasco, David foi diagnosticado com celulite facial e precisou ser internado para tratamento
O Vasco teve um desfalque por um motivo um tanto quanto inesperado na última segunda-feira, na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, em São Januário, no Campeonato Brasileiro. O atacante David, que estava relacionado para a partida, foi diagnosticado com celulite facial e precisou ser internado para passar por um tratamento.
Pouco comum, principalmente no futebol, a celulite facial chegou a gerar algumas brincadeiras nas redes sociais após o anúncio do Vasco. No entanto, o problema pode ser mais sério do que parece. Felizmente, não é o caso de David.
O atacante, que seria titular do Vasco na partida da última segunda-feira, acordou com um inchaço em parte da bochecha. O diagnóstico foi feito rápido e o jogador iniciou o tratamento ainda durante o dia.
📋 Relacionados para a partida contra o Athletico Paranaense 💢
Coutinho ➡️ o atleta testou positivo para Covid-19 e está sob cuidados médicos, realizando trabalhos em contraturno e domiciliar;
David ➡️ o atleta apresentou um quadro de celulite facial e foi afastado das… pic.twitter.com/lvF5hyhCa0
— Vasco da Gama (@VascodaGama) August 26, 2024
A situação de David não é grave, mas requer cuidados importantes. O atacante do Vasco vai ficar internado no hospital até a próxima quarta-feira (28). Por enquanto, ele passa por tratamento intravenoso com corticoide para acelerar a recuperação.
Como vai ficar dois dias sem treinar com o elenco do Vasco – a depender do horário em que receberá alta na quarta-feira -, David é dúvida para o jogo do Vasco na quinta-feira (29), quando o time volta a enfrentar o Athletico-PR, novamente em São Januário, mas, dessa vez, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O Cruz-Maltino, no entanto, ainda espera contar com o atacante para a partida.
Caso David não tenha condições de jogo, o técnico Rafael Paiva deve manter Emerson Rodríguez no time titular do Vasco. O colombiano teve um primeiro tempo ruim contra o Athletico-PR, mas marcou o gol que iniciou a virada do Cruz-Maltino em São Januário.
O que é a celulite facial?
A celulite facial é uma infecção bacteriana que atinge a pele. Caso não seja tratada rapidamente, a infecção pode se espalha. Diferente da celulite mais conhecida, que costuma atingir mais a região das pernas e nádegas, este caso do David é infeccioso e causado pelas bactérias como Staphylococcus aureus e Streptococcus A.
As bactérias podem se instalar nas células de gordura da pele por meio de feridas, queimaduras, acne inflamada ou até picadas de insetos. Os principais sintomas são inchaços, manchas vermelhas e dor na região atingida. Além disso, também podem apresentar bolhas, feridas, mal-estar e febre.
Para entender melhor a celulite facial e os efeitos que podem ter, a Trivela conversou com a Dra. Mônica Santos, médica dermatologista, assessora do departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A especialista ressaltou os riscos de uma possível demora no tratamento do problema.
– Se a infecção não for tratada de forma adequada, pode invadir os vasos linfáticos e sanguíneos, podendo levar a bacteremia e septicemia, com disseminação da infecção. O tratamento é feito com antibióticos, que dependendo da gravidade do caso, podem ser feitos por via oral, ou endovenosa. Casos mais graves, requerem internação para tratamento com medicações endovenosas – disse a Dra. Mônica Santos à Trivela.
A médica dermatologista ainda reforçou a necessidade do tratamento endovenoso para os casos mais graves.
– Nos casos mais graves, o paciente pode ser internado para esquemas com antibióticos endovenosos por 48 a 72h e depois receber alta para completar o tratamento por via oral. A duração do tratamento depende, do caso clínico, mas, em geral, é feito durante 14 dias – disse a Dra. Mônica Santos, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Rafael Paiva fala sobre situação de David
Depois da vitória sobre o Athletico-PR, na última segunda-feira, o técnico Rafael Paiva comentou sobre o caso do atacante David e do meia Philippe Coutinho, que também desfalcou o Vasco, mas devido à Covid-19.
– A gente relacionou o David entre os 24, mas ele não amanheceu bem e teve que ser cortado. Coutinho está trabalhando, estava na transição, ainda não se sente 100%. Vamos ver esses dias para ver o que vai acontecer – afirmou Rafael Paiva em coletiva.