Brasil

Cascavel cobra valor milionário do Grêmio pela venda de Bitello ao Dínamo Moscou

Responsável pela formação de Bitello, Cascavel cobra do Grêmio os 30% a que tinha direito na venda do meio-campista ao Dínamo Moscou, da Rússia

O Cascavel está cobrando o Grêmio pelo repasse do valor a que tem direito na venda de Bitello para o Dínamo Moscou, da Rússia, em setembro deste ano. Dos cerca de 10 milhões de euros (R$ 53 milhões) pagos pelo clube russo ao Tricolor Gaúcho, a equipe do oeste paranaense deve receber 30% — 3 milhões de euros (R$ 15,9 milhões).

A informação da cobrança do Cascavel foi divulgada inicialmente pelo GE, e confirmada pela Trivela. Em comunicado repassado à reportagem via assessoria de imprensa, o clube paranaense afirma que “busca maneiras para que o acordo seja cumprido, conforme o contrato”. Em última instância, isso significaria ida à Fifa, o que poderia acarretar em punição ao Tricolor Gaúcho. As diretorias de Cascavel e Grêmio optaram por não se pronunciarem neste momento.

Bitello se destacou nas categorias de base do Cascavel

Bitello iniciou nas escolinhas do Cascavel e se destacou nas disputas do Campeonato Paranaense Sub-17 e Sub-19 ao longo de duas temporadas. Com apenas 16 anos, estreou pelo profissional da Serpente.

Bitello nas categorias de base do Cascavel. Foto: Divulgação/FC Cascavel

O meio-campista foi negociado com o Grêmio após chamar atenção de outros grandes clubes do futebol brasileiro, como Palmeiras, Athletico Paranaense, São Paulo e Flamengo. A escolha pela negociação com o Tricolor Gaúcho teria acontecido pelo “histórico de seriedade e estrutura do clube”, conforme palavras do presidente Valdinei Silva.

Em primeiro momento, o Grêmio adquiriu 50% dos direitos econômicos de Bitello. Posteriormente, comprou mais 20% em preço estipulado no contrato inicial. Desta forma, o Cascavel manteve 30% do passe.

Duas temporadas de alto nível no Grêmio renderam venda à Europa, onde Bitello já parece bem adaptado

Bitello chegou no Grêmio em 2018. Destacou-se na conquista do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, em 2021, ano em que também estreou pelo profissional. Com duas temporadas atuando com consistência no time principal, somou 93 jogos pelo clube, marcando 19 gols e distribuindo oito assistências.

O desempenho pelo Tricolor Gaúcho, corroborado com convocação para a Seleção Brasileira Pré-Olímpica, despertou interesse do Dínamo Moscou, que anunciou a contratação de Bitello em 14 de setembro. Aos 23 anos, o meio-campista precisou de pouco tempo para se adaptar ao futebol europeu.

Bitello já marcou seu primeiro gol pelo Dínamo em sua estreia como titular, no empate com o Krasnodar, pela Copa da Rússia. O segundo gol veio no clássico com o Spartak Moscou, pela mesma competição. Até aqui, o meio-campista soma três gols e duas assistências em 11 jogos na Rússia.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo