Sem promessas populistas à torcida, Carille pavimenta uma estrada de sucesso para o ano do Santos
Com um discurso claro, Carille já faz do Santos um time equilibrado, intenso e sincronizado com realidade do clube

A temporada 2024 está apenas no começo. O Santos, que tem como principal objetivo voltar à Série A do Campeonato Brasileiro, fez somente seis jogos oficiais. Evidentemente, é cedo para qualquer afirmação. Mas é fato que o técnico Fábio Carille, sem falsas promessas de resgatar o ‘DNA ofensivo' do clube para agradar a torcida, como tantos outros treinadores fizeram, está pavimentando uma estrada sem buracos para o sucesso da equipe no ano. O Peixe deste início de Campeonato Paulista é um time equilibrado, intenso e sincronizado com aquilo que o momento pede, que é cicatrizar uma profunda ferida na história da instituição e no coração dos seus apaixonados torcedores.
Quem ganhou o Clássico Alvinegro tá nessa foto. ?
Boa noite, nação santista! pic.twitter.com/n2TNFZXeTl
— Santos FC (@SantosFC) February 8, 2024
Sem aparentar vaidade e com um discurso claro, Carille conseguiu reconstruir, no período de um mês, um elenco que recebeu 13 novos jogadores. Convicto daquilo que espera dos seus comandados, o treinador fez o Santos vencer cinco dos seis jogos disputados, assumir provisoriamente a liderança geral do Estadual com 15 pontos – Palmeiras e São Paulo têm um jogo a menos e podem assumir esse posto – e encaminhar a classificação às quartas de final da competição.
Mais pontos dos últimos quatro anos
Para se ter uma ideia, o Peixe já pontuou mais do que nas três últimas edições da competição.
- Paulistão 2021 – Santos – 13 pontos
- Paulistão 2022 – Santos – 14 pontos
- Paulistão 2023 – Santos – 14 pontos
Nas três oportunidades, o time da Vila Belmiro caiu na fase de grupos. Pior: em 2021 e 2022, o Alvinegro lutou contra o rebaixamento no Estadual.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Santos tem uma organização defensiva
Conhecido por construir sistemas defensivos estáveis, Carille já colocou isso em prática no Santos. Com apenas três gols sofridos no Campeonato Paulista, o Peixe tem a melhor defesa da competição ao lado de São Paulo e São Bernardo.
Para o torcedor alvinegro isso merece ser muito comemorado, pois em 2023 a equipe foi rebaixada no Brasileirão com 64 gols sofridos em 38 jogos dIsputados. Isso aponta para uma média de 1,6 gols por partida. Os números, obviamente, contribuíram para a queda, afinal, o Santos terminou com a terceira pior defesa do campeonato. À frente dos também rebaixados América-MG, com 81, e Coritiba, com 73 gols sofridos, respectivamente.
Ataque do Santos: tímido, mas efetivo
Mesmo longe de promessas populistas, como a prática de um futebol vistoso e ofensivo, o Santos montado por Carille não pode ser considerado um time defensivo. Ao longo das seis primeiras rodadas, o Peixe balançou as redes adversárias nove vezes. E isso dá a ele o segundo melhor ataque do Estadual, atrás apenas de São Paulo e Ponte Preta, que têm dez gols.
Jogos do Santos no Paulistão 2024
- Botafogo-SP 0x1 Santos
- Santos 3×1 Ponte Preta
- Palmeiras 2×1 Santos
- Água Santa 0x1 Santos
- Santos 2×0 Guarani
- Santos 1×0 Corinthians
Carille méritos com os jogadores
Mentor da equipe, Carille reconhece que o seu trabalho no CT Rei Pelé tem ganhado forma. Mas como um bom líder divide todos os méritos com os seus atletas.
– É claro que esse trabalho tem os meus dedos e os de toda a comissão. Mas há muito também da qualidade dos jogadores, porque eles assimilam as mensagens rapidamente. Está sendo muito da qualidade e da inteligência dos jogadores. Sei que podemos fazer ainda mais pela qualidade dos jogadores que estão aqui – falou o treinador após a vitória sobre o Corinthians.
Sem tempo para relaxamento, o Santos já iniciou os trabalhos para encarar o Mirassol, domingo (11), às 18 horas (horário de Brasília), no estádio Municipal Campos Maia, em Mirassol.