Brasil

Campeonato Mineiro terá importante mudança em 2025; veja formato, datas e participantes

Federação Mineira de Futebol definiu mudança que pode fazer diferença para a fase final do estadual

A Federação Mineira de Futebol (FMF) realizou nesta terça-feira (26) o Conselho Técnico para definir os detalhes da disputa do Campeonato Mineiro em 2025, que terá importante mudança na fase final.

O Mineiro 2025 irá começar no dia 18 de janeiro, e vai perdurar até o dia 15 de março, quando a final será disputada.

O formato da primeira fase é o mesmo dos últimos anos, com três grupos, encabeçados por Atlético, Cruzeiro e América. Os times não enfrentam os adversários do mesmo grupo. Por exemplo, times do grupo A enfrentam os dos grupos B e C.

Grupos do Campeonato Mineiro 2025

  • Grupo A: Atlético, Tombense, Uberlândia e Betim
  • Grupo B: América, Athletic, Itabirito e Democrata
  • Grupo C: Cruzeiro, Pouso Alegre, Villa Nova e Aymorés

Mudança na fase final do Mineiro

Os campeões de cada grupo e o segundo melhor colocado geral se classificam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. E aí aparece a primeira mudança.

Diferente dos últimos anos, o time de melhor campanha na primeira fase não terá vantagem de dois resultados iguais para se classificar ou ser campeão.

O Atlético, atual pentacampeão Mineiro, já foi, por exemplo, campeão com dois empates por 0 a 0 com o América, em 2021.

Atlético levantou a taça do Mineiro nos últimos cinco anos (Pedro Souza/Atlético)

Com a nova regra, em caso de empate no placar após o jogo da volta, o vencedor será definido em disputa de pênaltis.

Estadual em meio a pré-temporada

Com o adiantamento do inicio dos estaduais, os principais clubes da Série A iniciarão a competição ainda em meio a pré-temporada, que muitos farão fora do Brasil.

É o caso de Atlético e Cruzeiro, que iniciarão 2025 em Orlando, nos Estados Unidos. Inclusive, no dia da estreia do Mineiro (18/01), os times estarão fazendo um amistoso entre eles nos EUA.

O Cruzeiro ainda encara o São Paulo no dia 15 de janeiro, enquanto o Galo enfrenta os donos da casa, Orlando City, no dia 25.

Em resumo, Atlético e Cruzeiro devem fazer os primeiros três ou quatro jogos do Mineiro com time reserva, ou até mesmo o Sub-20 — isso se não chegarem longe na Copinha, que vai até o dia 25 de janeiro.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo