Brasileirão Série A

Com lei do ex, Vasco encerra tabu de 14 anos contra o Corinthians

Depois de 14 anos e 22 jogos, o Vasco voltou a vencer o Corinthians, com direito a gol de Lucas Piton e golaço de Sforza

O Vasco, enfim, conseguiu vencer o Corinthians. Depois de um longo tabu de 14 anos – o maior, até então, entre clubes da Série A -, o Cruz-Maltino fez 2 a 0 no Timão, na noite desta quarta-feira (11), em São Januário, pela 16a rodada do Campeonato Brasileiro. E a vitória ainda contou com a famosa “lei do ex”. Os gols foram marcados por Lucas Piton, ex-Corinthians, e Sforza.

A última vitória do Vasco sobre o Corinthians havia acontecido em outubro de 2010, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Os gols do Cruz-Maltino, naquela ocasião, foram marcados por Zé Roberto e Éder Luis.

Desde então, Vasco e Corinthians se enfrentaram 22 vezes. Foram 14 vitórias do clube paulista e oito empates. Em 2023, por exemplo, o Timão venceu as duas partidas contra o Cruz-Maltino pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco entra em campo com mudanças

Como esperado, o Vasco entrou em campo nesta quarta-feira com muitas mudanças no time titular. A maioria delas era esperada, como os retorno de Maicon, Lucas Piton, Hugo Moura e David, que cumpriram suspensão na última rodada. No entanto, outra mexida do técnico Rafael Paiva chamou a atenção. O interino escalou o criticado Praxedes como titular no meio, no lugar de JP.

Primeiro tempo movimentado, mas com poucas chances

Vasco e Corinthians fizeram uma partida movimentada e intensa em São Januário. Mas, mesmo jogando em casa, o Cruz-Maltino viu o Timão ser levemente superior no começo da partida, criando as chances mais claras de gol na primeira etapa. Mateus Bidu teve uma boa chance e mandou a bola a centímetros da trave esquerda, aos 15′. Depois, aos 25′, Igor Coronado bateu uma falta colocada e obrigou Léo Jardim a fazer uma grande defesa.

Aos poucos, o Vasco equilibrou a partida e não sou sofreu tanto, mas também teve dificuldade para criar oportunidades antes do intervalo.

Vasco vence com lei do ex e golaço

Na volta do intervalo, o Vasco passou a dominar a partida e criar mais chances de gols. Logo aos 5′, Vegetti teve a primeira oportunidade. Pouco depois, aos 9′, Hugo Moura deu um grande passe para Lucas Piton, ex-jogador do Corinthians, que entrou livre pela esquerda e finalizou cruzado para abrir o placar para o Vasco.

O jogo seguiu equilibrado, sem tantas chances de gols. No fim, em linda cobrança de falta, Sforza marcou um golaço para decretar a vitória do Vasco e o fim do tabu de 14 anos contra o Corinthians.

Como ficaram as situações de Vasco e Corinthians no Brasileiro

Com a vitória desta quarta-feira, a terceira seguida, o Vasco chegou aos 20 pontos e, agora, é o 10º colocado do Campeonato Brasileiro. Já o Timão segue na 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento, com 12 pontos conquistados até aqui.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo