E São Januário? Vasco solicita mudança de jogo contra o São Paulo para Brasília
Enquanto tenta a liberação de São Januário para o público, o Vasco já reservou o Mané Garrincha para jogo em outubro
Em meio a uma grande batalha judicial para liberar o Estádio de São Januário para a torcida, o Vasco surpreendeu e deu entrada em uma pedido para mandar uma partida do Campeonato Brasileiro em outro local. De acordo com o “Uol”, o Cruz-Maltino solicitou à CBF a alteração do jogo contra o São Paulo, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, para o Mané Garrincha, em Brasília.
A 26ª rodada ainda não foi detalhada pela CBF, mas o jogo deve ocorrer no começo de outubro. A Ferj já autorizou a realização da partida fora do Rio de Janeiro e a administração do Mané Garrincha confirmou que o estádio está reservado para a partida entre Vasco e São Paulo.
É verdade que São Januário segue interditado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, mas o recurso vascaíno já tem data para ser julgado: 30 de agosto. Ou seja, na próxima semana. No entanto, a decisão de mandar o jogo contra o São Paulo em Brasília, com o time possivelmente ainda na luta contra o rebaixamento, pode diminuir o importante fator local que o time tem no Rio de Janeiro e, especialmente, em São Januário.
Mesmo possivelmente também sem o Maracanã, que estará fechado por tempo indeterminado para a recuperação do gramado, aguardar São Januário poderia ser a melhor a opção. Ainda mais com o clube ainda tentando recuperar a confiança e o apoio da torcida depois de um péssimo começo de Campeonato Brasileiro e de crise também fora de campo.
Clássico com o Fluminense também não será em São Januário
E tudo fica ainda pior porque o Vasco já não terá São Januário para o clássico com o Fluminense – independente da decisão do TJ. Como mostrou o “Lance!”, um laudo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, feito no começo de 2023, proibe a realização de clássicos regionais (contra Flamengo, Fluminense e Botafogo) na Colina.
“Atualmente o entorno do estádio e seus acessos não oferecem condições mínimas de segurança para a realização de clássicos regionais (FLAMENGO, FLUMINENSE E BOTAFOGO), ainda que com o emprego massivo da Polícia Militar, portanto, em respeito ao Art 13 do Estatuto do Torcedor, tal medida encontra-se PROIBIDA“, diz um trecho do laudo da PM.
Vasco tem se mobilizado para liberar São Januário
A decisão do Vasco de mandar a partida contra o São Paulo para o Mané Garrincha contrasta com toda a mobilização que o próprio clube vem tendo para tentar a liberação de São Januário no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O estádio está interditado desde o final de junho, depois da confusão na partida contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro. Em uma decisão polêmica, baseada em um relato preconceituoso de um juiz, o TJRJ interditou, inicialmente, o estádio para qualquer evento esportivo. Depois, liberou o local, mas apenas sem público.
Vereadores, deputados e senadores, além da Associação de Moradores da Barreira do Vasco e o próprio clube e torcedores têm se mobilizado para tentar reverter a decisão. A diretoria do Vasco tem feito reuniões com autoridades e órgãos públicos para poder melhorar as condições no entorno de São Januário. Recentemente, o clube se encontrou a CET Rio, a Comlurb, Polícia Civil e Militar, além da Ferj.
O Vasco da Gama SAF e o Club de Regatas Vasco da Gama vêm a público manifestar sua contrariedade com a decisão da Justiça, proferida ontem, 4/8, que mantém o Estádio de São Januário interditado para jogos com público.
Ao não ter sido acatado o recurso de que, ao menos, fosse… pic.twitter.com/J8Zo6YqKln
— Vasco da Gama (@VascodaGama) August 5, 2023
Nesta quinta-feira, o Vasco teve um boa notícia em uma das frentes que enfrentava fora de campo. O Pleno do STJD manteve a punição de quatro jogos sem torcida – já cumpridos – dada pela 3ª Comissão Disciplinar pela confusão na partida contra o Goiás, e apenas aumentou a multa de R$ 60 mil para R$ 80 mil. Assim, pela Justiça Desportiva, o Vasco não tem mais risco de jogar sem a presença do seu torcedor. Resta, agora, tentar a liberação de São Januário.