Brasileirão Série A

‘Por isso o Vasco foi o campeão brasileiro moral de 2011’

Corinthians ficou com a taça nacional naquele ano, mas ex-jogador detalha que o título deveria ter ido para São Januário

O Campeonato Brasileiro de 2011 foi um dos mais disputados deste século. O título só foi decretado na última rodada, terminando nas mãos do Corinthians após empate com o Palmeiras, enquanto o Vasco ficou com vice, apenas dois pontos atrás do Alvinegro.

Parte daquele elenco do Cruz-maltino vice-campeão nacional, o ex-meio-campista Fellipe Bastos revelou ao The Players Tribune que até hoje não superou perder aquela taça e acredita que o Vasco é o verdadeiro “campeão moral“.

Erros de arbitragem tiraram título brasileiro do Vasco em 2011, diz Fellipe Bastos

O ex-jogador, hoje comentarista na TV Globo, vê que, se não fossem os erros de arbitragem contra o clube carioca, o Vasco teria terminado campeão com seis pontos na frente do Corinthians.

— Nos tiraram o Brasileiro [em 2011]. Isso é uma das coisas que eu sinto até hoje porque a gente foi o campeão brasileiro moral. Muitas falhas de arbitragem, se você olhar todo o campeonato, contar todas as falhas de arbitragem, a gente termina uns seis pontos na frente do Corinthians. Sem tirar o mérito do Corinthians, mas o campeão moral desse brasileiro foi o Vasco em 2011. — afirmou.

Aquela edição do Brasileirão rendeu várias polêmicas à época. O Vasco entrou em rota de colisão com a CBF, que não convidou o clube para festa de premiação do torneio.

Então, o Cruz-Maltino aceitou um “troféu paralelo”, dado pelo site Placar Real, que calculava supostos erros de arbitragem e fazia sua própria tabela.

Nesta classificação que “corrigia” as falhas dos árbitros, o Vasco seria campeão com 79 pontos (terminou com 69), quatro a mais que o Corinthians, que teria 75 (na tabela real teve 71).

Duas tabelas do Brasileirão 2011, à esquerda a classificação final do com o Corinthians em primeiro e à direita a tabela "corrigida" sem os supostos erros de arbitragem e o Vasco em primeiro
À esquerda a classificação final do Brasileirão 2011 e à direita a tabela “corrigida” sem os supostos erros de arbitragem (Foto: Reprodução)

Os erros que supostamente “dariam” o título brasileiro para o Vasco em 2011:

  • Gol mal anulado no empate com o Figueirense pela 23ª rodada
  • Pênalti não marcado no empate com o São Paulo pela 32ª rodada
  • Gol mal anulado e pênalti não marcado na derrota para o Santos pela 33ª rodada
  • Pênalti não marcado no empate contra o Palmeiras pela 35ª rodada
  • Pênalti não marcado no empate contra o Flamengo pela 38ª rodada

Ex-árbitro admitiu erro contra Cruz-Maltino no Brasileirão 2011

Responsável por apitar os dois empates entre Vasco e Flamengo naquele Brasileirão, o então juiz Pericles Bassols admitiu que errou na partida do segundo turno, disputada na última rodada, em entrevista ao site Esporte Online TV, em 2019.

Na ocasião, Diego Souza sofreu um puxão de Willians dentro da área, mas o árbitro disse que tinha a visão encoberta por um erro de posicionamento.

— Eu coloquei o corpo do Willlans na minha frente e o puxão do Willians eu não vi. Como foi um lance rápido, eu não vi. Eu elegi o lugar para onde eu corri erradamente — revelou o ex-árbitro de campo que agora trabalha como observador do VAR no Brasil.

Bassols também é criticado por outro suposto pênalti não marcado no jogo do primeiro turno, no qual Léo Moura atingiu Bernardo na área. No entanto, nesse, ele acredita que o jogador do Gigante da Colina simulou.

Além de Fellipe Bastos, outros jogadores questionam os erros de arbitragem daquele ano. O ex-goleiro Fernando Prass falou em diferentes em entrevista que até hoje possui as imagens dos lances polêmicos contra o rival Rubro-Negro.

O time do Vasco daquele ano foi o último a conquistar um título nacional, a Copa do Brasil, justamente em 2011. Até hoje, o torcedor do clube de São Januário aguarda uma equipe tão competitiva como aquela.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo