Torcida mostrou que ainda manda no Cruzeiro e vai escolher o novo Raposão
Cruzeiro abre votação para a escolha do novo layout do Raposão, mascote do clube que gerou crise e críticas ao gestor Ronaldo em março
O Cruzeiro anunciou, na tarde desta sexta-feira (21), a abertura da votação para a escolha do novo layout do Raposão, mascote do clube, que passou por uma reformulação. Terão direito a voto os sócios-torcedores, que poderão escolher sua opção preferida por meio do site do Sócio 5 Estrelas.
São três opções de layout, todas elas pré-aprovadas pelo Comitê de Torcedores do Cruzeiro, pessoas que representam diferentes grupos dentro da torcida celeste. Duas destas, o “torcedor em geral” e o “Sócio 5 Estrelas” foram escolhidas por meio de uma espécie de quiz que testou os conhecimentos de cruzeirenses sobre o clube. Os outros foram definidos pela direção cruzeirense, que analisou as candidaturas.
De acordo com o Cruzeiro, a decisão de seguir com a mudança foi unânime dentro do Comitê de Torcedores, chegando ao resultado final das três versões apresentadas. O Raposinho, mascote que acompanha o Raposão, terá seu layout baseado naquele escolhido para sua dupla inseparável.
Você, Sócio 5 Estrelas, é essencial para definir como o nosso mascote voltará. 🦊
Acesse https://t.co/UANxUo1UGJ, faça login e vote no seu Raposão favorito! pic.twitter.com/BuxqtPlji0
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) July 21, 2023
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Raposão irritou a torcida e causou crise
A possibilidade de escolha do Raposão representa mais que a pura participação dos torcedores na vida do clube, mas também uma grande vitória das arquibancadas. No último dia 23 de março, o Cruzeiro anunciou uma reformulação total no visual do mascote, que completava 20 anos.
A decisão foi tomada internamente e já chegou pronta ao torcedor. A mudança foi radical. O Raposão deixou de ter “cara de mau” e foi “embranquecido”. Sua tonalidade marrom escura se tornou bege, quase branca. Os olhos foram azulados e o focinho encurtado.
O cruzeirense se sentiu traído. Não pela mudança em si, que apesar de ter sido bastante contestada esteticamente se propôs ao que o Cruzeiro quis fazer naquele momento. Mas por não ter participado de forma alguma dos processos de escolha de um dos símbolos mais representativos e queridos do clube.
É preciso levar em conta também que num momento de afirmação da SAF do clube, quando o Cruzeiro passou a ter um acionista majoritário, dono do clube, e a arbitrariedade assustou. Pareceu o ponto de partida — que para muitos ocorreu na dispensa do ídolo Fábio, no início de 2022 — para a consolidação da mensagem de que “agora o time pertencia a alguém e não ao seu povo”. Que caminhos essa nova realidade iria tomar? Qual seria a nova mudança?
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Bem, a diretoria do Cruzeiro SAF acabou entendendo de uma forma dolorosa que certas brigas não poderiam ser vencidas.
A mudança gerou uma onda de protestos que alcançou proporções gigantescas. A torcida que suportou três anos seguidos na Segunda Divisão nacional não aceitou um de seus símbolos ser “revirado”.
Protestos, no mínimo inusitados, passaram a surgir, chegando ao ponto de uma das maiores torcidas organizadas do Cruzeiro ir até a Toca da Raposa II com bandeiras e foguetes gritar não apenas contra tal a mudança, mas em oposição à possibilidade de o torcedor se tornar segundo plano nas decisões do clube.
— Ronaldo, gordão, devolve o Raposão — gritaram os torcedores.
Protesto da Máfia Azul após o Cruzeiro no aniversário de 20 anos do Raposão, trazer uma espécie de Lulu da Pomerânia como o novo Raposão. pic.twitter.com/BLNhSLBNHO
— Ritmo de Torcida (@ritmodetorcida) March 23, 2023
Comitê de Torcedores do Cruzeiro
Apesar desta parecer mais uma das páginas “que só o futebol brasileiro proporciona”, o que se viu foi um gatilho para reforçar a democracia dentro da SAF do Cruzeiro. Após a repercussão negativa, os gestores celestes voltaram atrás e congelaram as mudanças.
Ainda entendendo que esse era um movimento necessário, o Cruzeiro SAF propôs, então, a criação de um Comitê de Torcedores do clube, que saiu do papel neste mês de julho. Esse grupo passa a ter voz ativa nas decisões que envolvessem a torcida.
De acordo com a diretoria celeste, o comitê demonstra o compromisso do Cruzeiro em fortalecer os laços com sua torcida e envolvê-la ativamente nas decisões que moldarão o futuro do clube.
O comitê é formado por 12 pessoas, divididos da seguinte maneira:
- 1 Sócio 5 estrelas;
- 1 ex-atleta notadamente ídolo do Cruzeiro;
- 1 Sócio Diamante;
- 1 representante das Embaixadas;
- 1 membro da Associação de Grandes Cruzeirenses;
- 1 membro de torcidas organizadas;
- 1 representante de grupos de minoria;
- 1 torcedor em geral.
Juntam-se a esses torcedores um membro do Cruzeiro Associação, o secretário geral e os diretores de Marketing e de Operações do Cruzeiro SAF.
A simplicidade da decisão esconde a complexidade de se fazer democracia num clube brasileiro. O próprio Cruzeiro teve grande parte sua existência galgada em decisões dos controversos conselhos e o resultado de más administrações ficou perto de levar o clube à extinção.
O processo de escolha do Raposão é um passo importante na democratização do Cruzeiro e uma lição necessária aos diretores.
É bonito dizer que tem 10 milhões de torcedores. Mas essas pessoas precisam ser ouvidas e representadas. E hoje quem gere o clube celeste sabe que os cruzeirenses são mais que uma mera estatística. E que não abrem mão de ser parte do Cruzeiro.
Por que mudar o Raposão?
Um questionamento que surgiu entre os torcedores é sobre as razões de uma mudança do Raposão ser enxergada com tanta urgência pelos diretores do Cruzeiro. Muitos cruzeirenses entendem que o mascote era querido pelas crianças, carismático e consolidado.
Venhamos e convenhamos mas esses dois aqui vai ficar marcados para sempre, sem dúvidas a melhor versão do Raposão. Não tinha cara de Bobo e nem de demônio, era o mascote mais querido do Brasil pela sua fisionomia de GENTE BOA… pic.twitter.com/h2WAZQns6X
— Leandro Pinheiro 🦊👊🏻💪🏻 (@leandrinhogp) July 21, 2023
A administração do Cruzeiro, por sua vez, entende que a mudança é necessária para a continuidade do projeto da “Turma do Raposão”, que visa ampliar o número de personagens e fazer dos mascotes uma fonte de receitas.
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Além disso, querem ampliar a quantidade de visitas sociais e materiais relacionados ao mascote e fazer deles uma nova fonte de receitas. Outro ponto apontado foi a aproximação do visual do mascote ao animal raposa.
Por fim, a “ergonomia” da fantasia foi citada. Segundo o Cruzeiro, o visual atual atrapalha a visão dos profissionais que se vestem de Raposão. Além disso, o focinho do mascote atual encobre o símbolo do Cruzeiro na camisa.
Exigências do Comitê de Torcedores
O Comitê de Torcedores, por sua vez, definiu alguns pontos de exigência no visual do novo Raposão, sendo eles:
- Escurecer o pelo do Raposão;
- Tirar a sobrancelha;
- Deixar o mascote com cara de mau;
- Deixar com aparência de forte;
- Tirar as garras e mudar os olhos azuis.
A mascote Salomé, inspirada na torcedora símbolo do Cruzeiro que morreu aos 86 anos, em 2019, teve que ser descontinuada por questões de uso de imagem.
E esse Raposão na tela? 🤔🦊
Pelo jeito, o novo Raposão foi apresentado para os membros do Comitê de Torcedores, que gostaram bastante.
🎦 @cruzeiro pic.twitter.com/VbpaJflrf5
— ConexãoCEC (@conexaocec) July 13, 2023
Como votar no seu Raposão favorito?
Para escolher seu Raposão favorito, basta que o torcedor faça parte do programa Sócio 5 Estrelas, entre no site socio5estrelas.com.br, efetue o login com os dados do sócio e vote em uma das opções. O Cruzeiro anunciou que a votação se estenderá até a próxima semana, sem uma data limite especificada até o momento.