Brasileirão Série A

Perto de deixar o Grêmio, Suárez não perde o ritmo e alcança feito raro no Brasileirão

Suárez alcança marca de Arrascaeta, o último a chegar em dois dígitos em gols e assistências no Brasileirão, em 2019

Aos 36 anos, Luis Suárez tem acerto encaminhado com o Inter Miami para 2024, só mais oito jogos até o fim do contrato pelo Grêmio, mas não para de surpreender a torcida tricolor. Na última quarta-feira, o atacante alcançou uma marca expressiva no Campeonato Brasileiro ao balançar as redes na vitória sobre o Coritiba por 2 a 1. Em 26 partidas disputadas na competição, Suárez soma 10 gols e 10 assistências. 

Veja a lista de gols e assistências de Suárez no Brasileirão: 

  • Grêmio 3 x 3 RB Bragantino: gol de empate no 2×2 
  • Grêmio 3 x 1 Internacional: gol do 1×0 e assistência do 3×0 
  • Grêmio 2 x 1 São Paulo: assistência do 2×1
  • Grêmio 3 x 1 América-MG: gol do 3×1
  • Grêmio 5 x 1 Coritiba: assistência do 2×1 e gol do 4×1
  • Corinthians 4 x 4 Grêmio: gol no 4×3 
  • Grêmio 2 x 1 Fluminense: assistência do 1×1
  • Grêmio 3 x 0 Cruzeiro: gol do 1×0 e assistência do 2×0
  • Grêmio 2 x 0 Cuiabá: gol do 1×0 
  • Grêmio 1 x 0 Palmeiras: assistência do 1×0
  • Fortaleza 1 x 1 Grêmio: gol do 1×1
  • Internacional 3 x 2 Grêmio: gol do 2×3 
  • Grêmio 1 x 0 Athletico-PR: assistência do 1×0
  • América-MG 3 x 4 Grêmio: assistência do 2×1, gol do 3×3 e assistência do 4×3
  • Coritiba 1 x 2 Grêmio: assistência do 2×1

Nem desgaste físico atrapalha jornada de herói

Mesmo que o desempenho de Suárez seja acima da média para um jogador de 36 anos, já em fase final de carreira, o desgaste físico tem sido uma questão para os fisiologistas da equipe administrarem. Renato Gaúcho e a comissão técnica do Grêmio demonstram essa preocupação em relação ao atacante desde que ele chegou ao clube. 

Neste cenário, a grande “inimiga” do técnico gremista, desde o começo do Brasileirão, tem sido a grama artificial. Em algumas oportunidades, Renato demonstrou insatisfação em ter que colocar seu principal jogador em campos sintéticos, por medo de lesões e de piorar dores que o camisa 9 já possui. 

– Eu converso com o Suárez jogo a jogo, principalmente quando vamos jogar em gramado artificial. Ele não gosta de jogar nesse tipo de campo e faz um esforço muito grande a cada três dias. As chances de ele se lesionar aumentam, principalmente na grama artificial. Por isso tenho resguardado ele. Se eu pudesse jogar só em gramado natural, eu preferia – contou Renato Gaúcho ao site Superesportes, em maio. 

Em 2020, Suárez realizou uma artroscopia no joelho direito, quando ainda atuava pelo Barcelona, para corrigir um problema grave no menisco externo. Três anos depois, o atacante ainda sente dores. Fato que ele mesmo revelou para o treinador após uma partida na fase de grupos da Copa do Brasil. Desde então, a pulga atrás da orelha da comissão tricolor aumentou, e Luisito passou a ser poupado sempre que possível.

Suárez iguala feito de Arrascaeta e lidera assistências na temporada

Desde 2015, somente o compatriota do uruguaio, o meia Arrascaeta, tinha alcançado o duplo-duplo no Brasileirão. Na campanha campeã do Flamengo, de 2019, o meio-campista rubro-negro marcou 13 gols e deu 14 assistências.  

Nesta temporada, Suárez é o líder de assistências no Brasileiro. Na sequência, Ganso (Fluminense) e Hulk (Atlético-MG) serviram os companheiros sete vezes, enquanto Gerson (Flamengo), Lucas Evangelista (Bragantino) e Guilherme (Goiás) deram seis passes para gol.

Na corrida pela artilharia, o camisa 9 do Grêmio ocupa a 6ª posição. O líder de gols do campeonato até o momento é Tiquinho Soares, do Botafogo, com 16.

Foto de Livia Camillo

Livia CamilloSetorista

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo